ARTIGO | Dia Mundial da Alfabetização

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A alfabetização é um direito humano. Ao considerarmos uma educação de boa qualidade, ela é a base. Porém, mais primário do que falar sobre os avanços científicos acerca do desenvolvimento infantil e do variado repertório teórico da alfabetização, é válido lembrarmos desse processo pelo qual todos passamos. Afinal, você consegue lembrar como foi seu processo de alfabetização?

Algumas pessoas se lembram das suas primeiras professoras; outras, da participação da família nas primeiras palavras lidas e escritas; algumas se arriscam até em lembrar da cartilha usada na antiga 1ª série. A proposta em rememorarmos é a fim de compreendermos que a experiência que cada pessoa teve no seu processo de alfabetização impacta no que acredita para a atual geração.

Consideramos que não há um ano escolar específico para que aconteça a alfabetização, ela ocorre em um processo. Nele, o ser humano precisa desenvolver habilidades que antecedem ao processo de escrita de palavras, por exemplo. Esse é um dos motivos que faz da primeira infância um território de olhares com atenção e intenção.

Antes mesmo da criança traçar suas primeiras letras com formas legíveis, adquirir consciência dos seus sons e juntá-las a ponto de entender que o “A” de “abacate” também é o “A” de “Antônio”, na Educação Infantil, o professor precisa pensar, planejar e propiciar situações de aprendizagem que contribuam com esse processo, além de acompanhar toda a evolução. Seu olhar atento para o desenvolvimento integral das crianças, sua escuta ativa das experiências trazidas por elas, amparado por uma proposta pedagógica intencional, favorecerão esse momento.

Muitas experiências interferem nesse processo anterior ao percebermos que a criança “está lendo e escrevendo”. Vejamos algumas ações que são fundamentais: fazer a criança ter interesse pelo mundo letrado; ler para a criança; oportunizar experiências em livrarias, bibliotecas e locais com acervos acessíveis para ela manusear diferentes portadores textuais.

Além de ser uma linguagem natural da infância, o brincar potencializa seu desenvolvimento moral, cognitivo e físico. Para nos conectarmos aos objetivos da comemoração do Dia Mundial da Alfabetização (Unesco), em 8 de setembro, é preciso que nos interessemos pelo processo de alfabetização.

Thatiana Pineda é Orientadora Pedagógica da Educação Infantil e 1º Ano do Colégio Presbiteriano Mackenzie, unidade Tamboré.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

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