ARTIGO | Comunicação Não Violenta (CNV)? O que é isso?

0
940

Para exemplificar, quero compartilhar uma história adaptada do livro “Comunicação Não Violenta” de Marshall Rosenberg, psicólogo americano e criador da CNV. Em um Seminário, uma mulher, frustrada porque o marido estava passando tempo demais no trabalho, descreveu como o seu pedido tinha se voltado contra ela: “Pedi que ele não passasse tanto tempo no trabalho. Três semanas depois, ele reagiu anunciando que havia se inscrito num torneio de golfe!”.

Ela havia comunicado a ele com sucesso o que ela NÃO queria – que ele passasse tanto tempo no trabalho – mas tinha deixado de pedir o que ela REALMENTE queria. Solicitada a reformular seu pedido, ela pensou por um minuto e disse: “Eu queria ter falado a ele que gostaria que ele passasse pelo menos uma noite por semana em casa com as crianças e comigo”.

Assim, procure fazer pedidos de forma clara, com linguagem positiva (o que deseja) e especifique QUANDO (“pelo menos uma noite por semana”). Dessa forma, você terá mais chances de seu pedido ser atendido.

Agora voltando a falar da CNV em si. O que é isso? Na minha experiência internacional, já me deparei com diversas definições. Marshall, o criador do modelo, dizia que é uma forma de comunicação que nos leva a nos entregarmos de coração. Para mim, essa definição é mais abstrata do que gostaria.

Assim, nas minhas próprias palavras, a CNV é um modelo de comunicação que nos permite desenvolvermos relações mais harmoniosas com os outros e especialmente com nós mesmos. Ela nos ajuda a reformular como nos expressamos e como ouvimos os outros. Nossas palavras deixam de ser reações automáticas e passam a ser respostas conscientes, baseadas na consciência do que estamos percebendo, sentindo e querendo.

Aprendemos a observar e identificar os comportamentos e as situações que estão nos afetando. Aprendemos a identificar e articular, de forma clara, o que realmente desejamos em determinada situação.

E qual o resultado de praticar e vivenciar a CNV? Mais harmonia em todos os seus relacionamentos.

GUSTAVO CASTILHO é engenheiro de formação e treinador de Comunicação Não Violenta de vocação (siga @gustavo.ulimi no Instagram para ver mais conteúdo)


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.