ARTIGO | Breves reflexões sobre a abolição da escravidão na contemporaneidade

0
881

A Abolição da Escravatura foi o “acontecimento histórico mais importante no Brasil”, notadamente após a Proclamação da Independência. Devemos ou não comemorar essa data?

Devemos REFLETIR. Alguns dos objetivos da lei Áurea ainda estão desenvolvimento, especialmente o acesso à busca por oportunidades, que gerará o aumento da igualdade social sobretudo quando a análise tem o corte étnico-racial-gênero.

O dia 13/05/1888, foi mais que uma promulgação ou um acontecimento isolado mas sim o resultado de uma sequência de processos dolorosos. Confrontou interesses econômicos e “elevou” povos escravizados (de culturas, matrizes, religiões diversas) a pessoas livres sem estrutura alguma ou mesmo mercado de trabalho (inclusive para exercer os ofícios que desempenhavam), nos traz a ideia para reflexão.

Primordial a análise do caminho trilhado pelos descendentes dos escravizados e abolicionistas, cuja estrada que foi inicialmente pavimentada com ásperas lutas. Refletir, sobre as medidas que estão surtindo efeito como políticas afirmativas e projetos de diversidade. Persistir nessas iniciativas, com intuito permanente de inserir na sociedade a sonhada igualdade de oportunidades.

Ricardo Brito
Comissão da Igualdade Racial, OAB subseção Santo Amaro


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.