Arte urbana chega ao Itaú Cultural na exposição “Além das ruas: histórias do graffiti”

0
518

Com uma forma inovadora de fazer arte. O Itaú Cultural vem proporcionando uma experiência enriquecedora com a exposição gratuita “Além das ruas: histórias do graffiti“. Com curadoria primorosa de Binho Ribeiro, a mostra destaca 51 artistas nacionais e internacionais, representando diversas etapas e técnicas da arte urbana. Esta exposição não só celebra a estética vibrante da arte urbana, mas também mergulha nas origens, vertentes e na evolução dessa expressão, desde os movimentos de contracultura até a cena contemporânea no Brasil.

Ao explorar essa trajetória de expressão artística, a mostra oferece ao visitante uma experiência única. Obras de grafiteiros famosos ocupam o centro das atenções, permitindo ao público mergulhar nas raízes democráticas e acessíveis da arte. Uma linha do tempo cuidadosamente selecionada destaca momentos-chave, revelando suas riquezas e singularidades desse estilo nascido nas ruas como forma de protesto.

“Além das ruas: histórias do graffiti” destaca 76 obras, 17 delas são criadas ao vivo pelos próprios mestres, três andares dedicados às grandes mostras do centro. A exposição não se limita às fronteiras nacionais, quatro artistas internacionais notáveis também fortalecem o time, são eles: T-Kid, representando Nova York; Farid Rueda, do México; Saturno, da Espanha; e Shalak Attack, chilena-canadense. Esses artistas estrangeiros adicionam uma dimensão global à exposição, que acaba refletindo sobre como o graffiti transcende as fronteiras geográficas. Shows de hip-hop, recursos de acessibilidade, oficinas interativas e outras atividades educativas complementam a experiência, tornando-a acessível e envolvente para diversos públicos.

A impressionante lista de participantes destaca a diversidade e amplitude da cena no Brasil. OSGEMEOS, Nina Pandolfo, Crânio, Speto e muitos outros nomes fazem parte desta celebração da arte urbana. Além disso, a presença de artistas internacionais enriquece o espetáculo, proporcionando uma perspectiva global sobre a evolução dos desenhos urbanos.

Itaú Cultural exposição é mais do que uma mostra de arte; é uma imersão nas diferentes facetas e histórias que compõem o universo do graffiti. As paredes ganham vida com as expressões dos artistas, transformando o espaço em uma narrativa visual que transcende o convencional.

Nesta celebração da arte urbana, surge a questão: “Como essa linda cultura influencia outras expressões artísticas?” Esta questão convida-nos a explorar as ligações entre o graffiti e outras expressões culturais, enfatizando o papel desta forma de arte na influência e influência mais amplas na esfera social.

Ao mergulharmos ainda mais na experiência proporcionada pelo Itaú Cultural exposição, é inevitável questionar: “Onde Fica o Teatro Itaú Cultural?” O teatro, localizado na Av. Paulista, 149 – Bela Vista em São Paulo – SP, é um espaço dedicado a performances, apresentações e diversos tipos de eventos culturais. Sua proximidade com a exposição permite uma integração perfeita entre diferentes formas de expressão artística, oferecendo ao público uma variedade de experiências culturais em um único local.

O show é uma celebração vibrante da cultura urbana, reafirmando o papel essencial do espaço cultural na promoção da diversidade e da expressão artística. Ela não apenas conta a história do graffiti; ela convida os visitantes a fazerem parte dessa história, a mergulharem nas narrativas e a descobrirem como a arte de rua pode transcender fronteiras e conectar comunidades de maneiras inesperadas.

A exposição “Além das ruas: histórias do graffiti” é uma fiel representação da riqueza cultural e da diversidade artística que permeiam as ruas. Ao unir artistas locais e internacionais, a mostra transcende as fronteiras físicas e culturais, oferecendo uma experiência imersiva que convida o público a refletir sobre a sua influência na formação da identidade cultural contemporânea. Além de experiências únicas como essa que promove o acesso à cultura e valoriza as manifestações artísticas que ecoam pelas ruas. O Itaú cultural oferece ingressos para as suas salas de cinema a preços competitivos.

Fonte: agostourbano.com.br


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.