Com temperaturas escalando, especialista alerta sobre aumento nos gastos com energia elétrica e oferece soluções para economia
Com as temperaturas cada vez mais altas, o consumo de energia elétrica aumenta substancialmente. O ventilador tem alto consumo em função do fator de uso. Já o ar-condicionado é programado para atingir uma temperatura mais baixa e demanda maior esforço do equipamento.
Segundo Wagner Carvalho, especialista em eficiência energética e CEO da W-Energy, uma opção inteligente é a tecnologia inverter, que regula o fluxo de energia e varia a velocidade do compressor, sem necessariamente desligar o equipamento, permitindo assim a redução do consumo nos momentos em que se faz necessário menos refrigeração.
O especialista ainda ressalta a importância de verificar as borrachas de vedação da geladeira, evitar colocar alimentos ainda quentes nela e ficar com a porta aberta por muito tempo.
Outas soluções criativas para diminuir o valor das contas de luz são:
- Chuveiro elétrico: O grande vilão no inverno também pode representar um alto consumo de energia nos dias mais quentes para aqueles que não gostam de tomar banho frio. Procure substitui-lo, caso seja de um modelo muito antigo.
- Películas em vidros e janelas: Essa é uma solução simples, inteligente e de baixo custo. As películas para vidros reduzem o calor dos ambientes por barrar os raios infravermelhos do sol.
- Telhado em branco: Estudos já comprovam a eficiência dos telhados brancos para economizar energia. No mercado, inclusive, já existem tintas térmicas que refletem em até 80% a radiação solar.
- Turbina eólica: Apesar de uma realidade distante, o sistema de energia eólica residencial com turbinas gera energia elétrica 24h por dia pelo vento – dependendo da região do país gera 5 kWh/dia.
Wagner ainda ressalta outro ponto importante para a economia de energia: “Um conjunto de lâmpadas decorativas pode elevar a temperatura do ambiente em até 5 graus. Já a tecnologia LED (Light Emitter Diode), não aquece o ambiente e contribui muito para redução do consumo”.
Para finalizar, dicas preciosas para quem viaja nesse período. “As famílias que viajarem, devem desligar o maior número possível de aparelhos, pois mesmo na opção de ‘stand-by’ apresentam consumo. Desligar a televisão quando ninguém estiver usando. Juntar o maior número possível de roupas para lavar e passar, diminuindo o número de utilizações”, finaliza Carvalho.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br