Antigo prédio de escritórios de herdeiros do Conde de Lara tem retrofit aprovado pela Prefeitura de São Paulo

0
630

Imóvel localizado na Avenida Ipiranga, região central, terá apartamentos; trata-se de mais uma aprovação do Programa Requalifica Centro, que dá incentivos fiscais e edilícios para reforma de edifícios antigos


O resgate da memória do centro de São Paulo é cada vez mais real no movimento de requalificação da região. Após autorizar o retrofit do antigo prédio da TELESP na Rua 7 de Abril, a Prefeitura de São Paulo acaba de aprovar o projeto para que um prédio construído pela família do famoso Conde de Lara seja requalificado e transformado em um edifício residencial. Localizado na Avenida Ipiranga, 952, o Edifício Taquari abrigou escritórios por quase cinco décadas.

Antonio de Toledo Lara, mais conhecido como Conde de Lara, foi o segundo maior proprietário de imóveis na região central na década de 1910. A edificação a ser retrofitada foi construída em 1972, a pedido de um dos filhos do Conde, Antonio de Toledo Lara Filho. O Alvará de Aprovação de Requalificação para o edifício foi concedido em 22 de agosto pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL). O documento autoriza a reforma e a mudança de uso da edificação, que passará a contar com 13 andares, 120 apartamentos e loja no mezanino e térreo. Confira o despacho do alvará no Diário Oficial.

A deliberação ocorreu no âmbito do Programa Requalifica Centro (Lei nº 17.577/2021), que dá incentivos fiscais e edilícios para reforma de edifícios antigos na região central. O imóvel da Avenida Ipiranga é o quinto a receber um alvará emitido através do programa. Neste momento, a SMUL analisa outros 19 processos de retrofit.

“Há décadas São Paulo tenta reverter um quadro de subutilização de prédios do seu centro histórico. O Programa Requalifica Centro surge para enfrentar esta questão, estimulando o retrofit de prédios antigos, especialmente, para que eles recebam novos moradores. A reforma desse edifício na Ipiranga é mais um que vem contribuir para a recuperação dessa região tão importante para a cidade”, destaca Marcos Gadelho, Secretário Municipal de Urbanismo e Licenciamento.

O Edifício Taquari é histórico desde a sua concepção. Ele foi projetado pelo escritório do engenheiro Francisco de Paula Ramos de Azevedo, ou simplesmente Ramos de Azevedo, considerado pioneiro da construção civil em São Paulo. O profissional foi responsável por desenhar prédios icônicos da cidade, como o Theatro Municipal, o Mercado Municipal, a Pinacoteca e o próprio prédio da Telesp que teve o retrofit aprovado pelo Município em abril.

O prédio dos herdeiros do Conde de Lara tinha dezenas de escritórios e lojas. Até o surgimento da pandemia do novo coronavírus, salas comerciais de diversos segmentos, como advocacia e contabilidade, além de um espaço para a própria família do Conde cuidar dos negócios, ainda funcionavam no prédio. De acordo com o bisneto do Conde de Lara, o homônimo Antonio de Toledo Lara, a ideia agora para o local é a construção de apartamentos destinados à locação.

“As obras devem durar dez meses. O projeto vai ser bom para o centro, uma região que já tem toda a estrutura de transporte, iluminação, fiação subterrânea, mas que precisa de mais moradores”, declarou.

O projeto para o edifício foi desenvolvido pela empresa Citas. Seu sócio Arthur Mendes celebrou a aprovação de mais um retrofit na região central.

“O retrofit não só é a via mais sustentável de entregar moradia onde se precisa, mas também a melhor maneira de trazer mais gente pra viver a região mais interessante de São Paulo, que é o centro”, disse Mendes.

Conde de Lara

Nos anos 1910, Antonio de Toledo Lara, o Conde de Lara, era o segundo maior detentor de imóveis no centro da cidade, com 15 edificações ao todo.

Entre os edifícios mais relevantes, destaca-se o Palacete Teresa, construído em 1910 na Rua Quintino Bocaiúva. O nome do imóvel é uma homenagem à Tereza Toledo Lara, filha do Conde que tinha menos de 10 anos de idade quando seu pai construiu o palacete. A edificação abrigou a primeira loja de instrumentos da cidade, Casa Bevilacqua, a editora de música Irmãos Vitale e a rádio Record na época áurea do rádio. Tais estabelecimentos fizeram com que o lugar fosse popularmente batizado como “A esquina musical de São Paulo”. Atualmente, o local recebe o espaço sociocultural e gastronômico “Casa de Francisca”.

Outro edifício de propriedade do Conde que desperta a atenção é o Palacete Lara, situado na Rua Líbero Badaró. No seu térreo havia um salão bastante ativo, que abrigava, sobretudo, exposições de artistas da época. Em 1917, nada menos do que a pintora Anita Malfatti realizou, no local, a sua icônica “Exposição de Pintura Moderna”, ponto fundamental para o início do movimento modernista brasileiro. Hoje o espaço é ocupado por um restaurante.

A importância do Conde de Lara foi consolidada através de uma homenagem da Santa Casa de São Paulo. Desde 1939, ele empresta o seu nome a um pavilhão do hospital em razão das inúmeras doações que fez para auxiliar com as despesas financeiras da unidade de saúde.

Programa Requalifica Centro

O Requalifica Centro estabelece incentivos fiscais e edilícios para estimular a requalificação (retrofit) de prédios antigos da região central da cidade. O objetivo é estimular uma maior oferta de imóveis habitacionais para adensar o centro e atrair investimentos para a região.

O programa tem como alvo as edificações construídas até 23 de setembro de 1992 ou licenciadas com base na legislação edilícia vigente e localizadas em um perímetro estimado em 6,4 km² da região central.

A iniciativa propõe uma série de incentivos fiscais a essas edificações, como remissão dos créditos de IPTU; isenção de IPTU nos três primeiros anos a partir da emissão do certificado de conclusão de obra; aplicação de alíquotas progressivas para o IPTU pelo prazo de cinco anos após a isenção descrita acima, sendo que no 6º ano o imóvel atinge a alíquota integral do imposto; redução para 2% da alíquota de ISS para os serviços relativos à obra de requalificação (engenharia, arquitetura, construção civil, limpeza, manutenção, meio ambiente); isenção de ITBI aos imóveis objetos de requalificação e isenção de taxas municipais para instalação e funcionamento por cinco anos.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.