Aniversário de 472 anos de Santo Amaro terá autenticidade e tradição na programação de celebrações em janeiro

0
1003

Na continuidade dos costumes acontecerá o Chá Temático comemorativo no Clube Hípico de Santo Amaro, uma referência da Santo Amaro dos anos 30, quando esta ainda era município


Na segunda-feira, 15 de janeiro de 2024, comemora-se os 472 anos de Santo Amaro, um dos bairros mais históricos da capital paulista, outrora conhecido como município de Santo Amaro. A cidade de Santo Amaro viveu por 103 anos de forma independente, até que em 1932, foi anexada à maior metrópole da América Latina.

Por ser uma região dois anos mais antiga do que a própria São Paulo e, historicamente, afastada da antiga cidade, os santamarenses criaram histórias, cultura, povos, dialetos e até uma política própria.

Todo esse regionalismo se junta aos tradicionalíssimos eventos de comemorações do aniversário de Santo Amaro, que se iniciam na próxima semana. Para te deixar preparado para soprar as velinhas do aniversário de nossa querida região, segue abaixo a programação do dia 15:

  • 15/01 (Segunda-feira) – Data oficial do aniversário de Santo Amaro

12h00 – Missa na Catedral de Santo Amaro, na Av. Adolfo Pinheiro. Santo Amaro.

13h00 – Parabéns e canções históricas ao lado da igreja.

Evento promovido pela Subprefeitura Santo Amaro. O aniversário em 2024 de Santo Amaro é organizado pela Subprefeitura Santo Amaro com parceria: Associação Comercial de São Paulo – Distrital Sul e o Centro das Tradições de Santo Amaro (CETRASA).

. 17h00 – Chá da Tarde no Clube Hípico de Santo Amaro com trajes e/ou acessórios no look, penteados que remetam aos anos 30. Ambientação de quando Santo Amaro ainda era município (o que foi até 1933).

. Apresentações musicais na trajetória e histórias com os Trovadores Urbanos e marcando a chegada dos tempos atuais Dj´s Kleber com apresentação do grupo de street dance.

. Haverá o momento da homenagem, com a entrega de Prêmio (Certificado) de nome título “Cidadania Transforma. Em Santo Amaro não Para!” para personalidades, instituições e coletivos que com suas atuações desenvolveram e fortalecem a cidadania criativa na região de Santo Amaro.

Local: Clube Hípico de Santo Amaro

Rua Visconde de Taunay, 508 – Vila Cruzeiro, São Paulo – SP

Entrada livre.

  • 16/01 – Inauguração, às 20h00, nos espaços de exposição do Centro Cultural de Santo Amaro de duas programações. 1) No Atrium Professora Adozinda Kulhmann. “Mostra: 2000 – 2024: Vinte quatro aniversários de Santo Amaro”. São fotos, vídeos e artigos de acervos fotógrafos, escritores e jornais. 2) No saguão Mário Luiz Thompson, “Mostra: Temas e Lemas & Standarts e Artes das instituições e movimentos de Santo Amaro”. Local: Avenida João Dias, 822. Santo Amaro. Realização HILASA e convidados. Até 31/01. Entrada livre. Das 10h00 às 17h00.
  • 17/01 – A Revista Ideias da Sul promoverá a 9ª edição do Prêmio Desenvolvimento em 2024 alusivo à Professora Adozinda Kuhlmann. Cerimônia às 19h00 no Parque da Cidade (Avenida das Nações Unidas, 14.401).
  • 20/01 – O Centro de Tradições de Santo Amaro (CETRASA) prepara a caminhada cultural que levará os participantes a conhecerem mais sobre os pontos históricos de Santo Amaro. Mais informações, nas redes sociais @‌Cetrasa.oficial
  • 28/01 – Celebração às 12h00, na Catedral Anglicana de São Paulo (Rua Comendador Elias Zarzur, 1239 – Santo Amaro).

Até 31 de janeiro as festividades acontecerão na região de Santo Amaro, com programação especial em parceira com os espaços municipais culturais.

Como:

Casa e Cultura Júlio Guerra. Casa de Cultura Manoel Mendonça e Centro Cultural Santo Amaro, que terão dias completos com exposições, apresentações teatrais e circense, com muita música para todas as idades. Conferir o horário e programação nos canais da Secretaria municipal de Cultura.

Esportes, atividades recreativas e interação social

A Subprefeitura prepara para as próximas semanas uma programação especial envolvendo locais de atrativos, entre eles a unidade do Sesc Santo Amaro e ruas de lazer para receber o projeto Na Rua Sem Wi-Fi, onde a criatividade moverá a criação de novas brincadeiras no clima de comemorações pelos 472 anos de Santo Amaro que não Para!


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.