Alunos do CEU Alvarenga se divertem com tradições apresentadas pelo Consulado Geral da Índia

0
1198
O ‘Sangeet-Baithak’ (Sitar), uma guitarra milenar de mais de 5000 mil anos de tradição na Índia

Diplomata Jyoti Kiran Shukla apresentou músicas, danças, palavras, curiosidades e histórias da Índia através da II Semana Internacional da Diplomacia, organizado pelas Secretarias Municipais de Educação e de Relações Internacionais


Na segunda-feira (21), se iniciou a II Semana Internacional da Diplomacia, organizados pelas Secretarias Municipais de Educação e de Relações Internacionais. O evento leva consulados de diversos países para as unidades do Centro Unificado de Educação (CEU) da capital, promovendo aprendizados sobre a cultura, arte, história e origens dos respectivos países.

O Grupo Sul News, através do jornalista Matheus Laube, visitou o CEU Alvarenga, onde o Consulado Geral da Índia, em parceria com o  Centro Cultural Swami Vivekananda (SVCC na sigla em inglês), prepararam um especial para as crianças da Zona Sul aprenderem sobre sua rica cultura milenar, ao qual não se tem o hábito de estudar a respeito nas rotinas escolares, tornando o evento no Teatro do CEU Alvarenga inesquecível, sendo que muitas crianças tiveram contato com tradições indianas pela primeira vez.

“Embora Brasil e Índia estejam em hemisférios diferentes, têm três pontos principais que conecta a Índia com o Brasil: Primeiro é a música, o amor e desenvolvimento pela música é muito forte na Índia, assim como no Brasil. O segundo é a energia dos brasileiros. O terceiro é o senso de comunidade que enxerguei visitando o Brasil, o que também é comum na Índia”, disse a Doutora Jyoti Kiran Shukla, Diretora do Centro Cultural Swami Vivekananda, que recepcionou os alunos nesta viagem cultural.

As atividades contaram com ‘Dance Recital’, ‘yoga for kids’, onde silêncio e calmaria se transformaram em um momento cômico com os alunos, que lotaram os mais de 450 lugares do Teatro imitando o instrutor com suas poses, divertindo e acalmando as eufóricas crianças.

Danças e músicas foram apresentadas, com um especial do instrumento Sítar, com o ‘Sangeet-Baithak, uma guitarra milenar, de mais de 5000 mil anos de tradição na Índia, se tratando de um instrumento de corda, onde eram feitas inicialmente com abóboras e possui uma técnica de arte de mais de mil anos. É baseado numa técnica chamada ‘100 cordas’, por ter muitas cordas.

A apresentação contou com uma música clássica Indiana, e depois levou as crianças a soltarem a voz numa adaptação do clássico brasileiro ‘Alecrim Dourado’. Tal animação e euforia das crianças fez a Doutora Jyoti agradecer os barulhos e assovios calorosos dos brasileiros enquanto aplaudiam.

Brasil e Índia estão celebrando 75 anos de amizade diplomática. “Recebemos uma oferta da Secretaria de Educação para receber diversos consulados. Optamos pela Índia, por ser uma cultura diversa. Eles também foram colônia, como o Brasil, então essas referências trouxe o desejo de recebe-los, superando nossas expectativas. Mesmo com a questão da língua, as crianças se envolveram, dançaram no palco, interagiram, foi uma alegria hoje”, declarou a gestora do CEU Alvarenga, Cláudia Borges.

Na hora do ‘storytelling’, uma fábula indiana propondo reflexões sobre confiar em pessoas pelas aparências com a história do ‘Urubu Cego e o Gato’, junto com curiosidades de Rajastão, principal Estado da Índia, onde nasceu a carismática Doutora Jyoti, detentor de diversos locais milenares, místicos, turísticos e que encantam aquilo que a cultura indiana tem de melhor.

O Consulado da Índia terminou o encontro propondo uma interação mensal gratuita no CEU Alvarenga, promovendo aulas de Bollywood Dance! ”Trata-se de uma música e dança muito contemporânea da Índia, muito recente, por isso se tornou muito globalizado, fazendo com que o acesso a músicas de Bollywood consigam conectar pessoas com outras culturas ao redor do mundo. Dessa maneira podemos transformá-los em seres humanos que pensam no mundo e não apenas em seres humanos que pensam apenas em sua localidade”, finalizou a Doutora Jyoti.

Quer conhecer um pouco do que existe de cultura indiana em São Paulo, o Grupo Sul News, em breve, vai apresentar para os leitores da Zona Sul o que o Consulado Geral da Índia no Brasil reserva para a cidade em breve!


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.