A alimentação do paciente diabético deve, preferencialmente, ser preparada com alimentos naturais
O cuidado com a alimentação é primordial para quem tem diabetes, além de ser um importante fator de prevenção da doença. Juntamente com a adoção de uma rotina de atividades físicas, comer de forma equilibrada ajuda a evitar as complicações que o diabetes pode gerar.
Longe dos produtos industrializados. Para montar um cardápio adequado, as refeições precisam conter os três grandes grupos alimentares, obedecendo as quantidades estipuladas pelo nutricionista, uma vez que o excesso pode prejudicar o controle da glicemia (quantidade de açúcar no sangue).
Os três grandes grupos que devem estar sempre presentes no prato são:
Alimentos energéticos: formado pelos carboidratos e pelas gorduras, que fornecem a energia necessária para o corpo realizar todas as atividades mecânicas e mentais.
Alimentos construtores: compostos pelas proteínas animais e vegetais, têm como função ajudar no crescimento, reparação dos tecidos e preservação dos músculos.
Alimentos reguladores: são as frutas, verduras e legumes, ricos em vitaminas, minerais e fibras, que atuam regulando as funções do nosso organismo, como sistema imunológico e intestinos.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br