Ainda dá tempo de preparar as vendas para a Black Friday?

0
101
Créditos: Freepik

Segundo Elaine Satomi, consultora de negócios do Sebrae Santo Amaro, ainda dá tempo, mas é preciso estudo e cuidados

A Black Friday de 2024 acontecerá no dia 29 de novembro, a última sexta-feira do mês. Muitas lojas e empreendimentos já estão a todo vapor na divulgação das promoções ou até mesmo fazendo uma antecipação dos descontos que irão praticar na data. No entanto, há uma parcela dos empreendedores e gestores que ainda não prepararam o planejamento de trabalho para o próximo dia 29. Mas afinal, ainda dá tempo de organizar as vendas para a Black Friday?

Para a consultora de negócios do Sebrae Santo Amaro, Elaine Satomi, ainda dá tempo sim, mas é preciso estudar aquilo que se pretende. “A dica é primeiro escolher um objetivo bem definido, e se for a primeira vez organizando a promoção, não começar com coisas muito grandiosas. Então, qual a intenção? Limpar o estoque? Ser conhecido no mercado? Vender mais? Depois, qual o perfil do público que vai ser direcionado a esse produto? Como que vai chegar essa informação até ele, que tipo de canais? Dá tempo de começar a Black Friday, se estudar muito bem, se for bem assertivo, ele tem sucesso de resultado”, explica.

E se engana quem pensa que a promoção só pode ser aplicada em lojas ou por grandes empresas varejistas. Negócios como restaurantes, padarias e até salões de beleza também podem pensar em algum tipo de promoção para a data. “Dentro de um restaurante, você quer atrair novos clientes. Então tem algum carro chefe no seu menu que pode ganhar um desconto e que é atrativo na sua região? Muitas vezes o próprio pessoal do bairro não conhece e essa pode ser a oportunidade de conhecer”, conta Satomi.

A Black Friday é uma data que pode ser de grande importância para os gestores alavancarem seus negócios, mas é preciso lembrar que nem tudo é válido durante a promoção e que algumas regras precisam ser seguidas. “Tomar cuidado com a questão da LGDP (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), não fazer propaganda enganosa ou venda casada, são questões muito importantes para não ter problemas depois”, finaliza. Afinal, depois a empresa pode acabar ficando com o nome manchado no mercado e todos os esforços da preparação para a Black Friday irão por água abaixo.


 SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.