Aeroporto de Congonhas terá novo terminal e R$ 2 bilhões de investimentos até 2028

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Responsáveis dizem que 2º maior aeroporto do país estará pronto para receber voos internacionais em quatro anos


O Aeroporto de Congonhas, localizado na Zona Sul de São Paulo, ganhará um novo terminal de passageiros até junho de 2028. A medida faz parte de um pacote bilionário de intervenções anunciado pela concessionária Aena no dia 25 de março, na presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O grupo espanhol assumiu a concessão de 11 aeroportos brasileiros no último ano. Dentre eles, Congonhas, o segundo maior do país, no qual deve investir mais de R$ 2 bilhões nos próximos quatro anos. Durante as obras, ele seguirá operando normalmente.

Ações imediatas (entrega prevista para 2024):

  • Reordenamento das vias e meio-fios de acesso ao aeroporto, com incremento de 250 m para embarque e desembarque de passageiros;
  • Implantação de bolsão para carros de aplicativo e locadoras (onde os motoristas aguardam novas corridas) e nova praça de embarque para carros de aplicativo;
  • Atualização do sistema de ar-condicionado do terminal;
  • Reordenamento e ampliação da área de raio-x;
  • Ampliação da sala de embarque remoto, no qual é preciso pegar um ônibus para chegar até a porta da aeronave;
  • Reforma dos banheiros e da fachada, que havia sido anunciada antes da empresa assumir a concessão;

Melhorias com conclusão prevista para Junho de 2028

  • Aumento da área de embarque e desembarque;
  • Novo terminal, que será utilizado para embarques, enquanto o atual ficará para desembarques;
  • Novo salão de check-in;
  • Substituição das 12 pontes de embarque existentes e implantação de outras sete;
  • Novo sistema de processamento de bagagens, com mais sete carrosséis e duas novas esteiras de restituição;
  • Novo pátio de 215 mil m² para aviação comercial;
  • Adequação das pistas de rolagem e novas pistas de taxiamento;
  • Aumentar a distância entre as pistas principais (pousos/decolagens) e as pistas de taxiamento, para que fiquem de acordo com as normas internacionais;
  • Nova subestação elétrica, com uso de energia limpa;
  • Novas salas VIP e nova sala de embarque remoto no hangar tombado pelo patrimônio histórico.

Fonte G1


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

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