Data, comemorada no 16 de julho, é celebrada em homenagem a José Maria Lisboa, o Visconde de Cairu, Patrono do Comércio, pela sua contribuição à abertura do comércio do Brasil com as nações amigas
No próximo dia 16 de julho é comemorado em todo o Brasil o Dia do Comerciante. Para celebrar a data, a sede e as 15 Distritais da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) prepararam uma programação especial com uma série de palestras, workshops e rodadas de negócios com a participação de empreendedores e comerciantes de toda a capital.
A agenda extraordinária começa no dia 7 de julho, sexta-feira, e segue até a quinta-feira subsequente, dia 13 de julho.
O Dia do Comerciante marca a data do nascimento de José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, Patrono do Comércio Brasileiro, e foi oficializada pela Lei n° 2.048, de 1953. Lisboa foi um dos maiores responsáveis pela abertura dos laços comerciais do País com as nações amigas e o exterior.
Para a ACSP, a data significa também mais uma razão para rememorar as conquistas da classe alcançadas nesses 128 anos de luta em prol do empreendedorismo e da livre iniciativa.
Entre os marcos na história da entidade, estão a criação do Cadastro Positivo e o primeiro serviço de proteção ao crédito do País, o SCPC, a participação no projeto de abertura do Simples Nacional e da categoria dos Microempreendedores Individuais (MEIs), além de diversos ofícios pleiteando a redução de impostos, a exemplo da extinção da CPMF.
Mais recentemente, a entidade defendeu publicamente a redução da taxa de juros Selic para o crédito aos comerciantes, tão necessário, impacte o empreendedor de forma menos onerosa. Por fim, a ACSP criou nos últimos anos novos produtos e serviços feitos sob medida para apoiar o comerciante no pós-pandemia.
Para o presidente da Associação Comercial, Roberto Matheus Ordine, nada mais justo do que reconhecer o trabalho que os empreendedores fazem em todo o País. “O Dia do Comerciante é uma das datas mais importantes para a nossa entidade centenária, e essa comemoração é uma forma de homenagear aqueles que investem na nossa cidade com coragem e enfrentam dificuldades diárias”.
Para participar das atrações, basta procurar a Distrital, entrar em contato pelo telefone, pelo site ou, ainda, pelas redes sociais. Confira abaixo a programação oficial da campanha:
- Distrital Sul: 07 de julho – sexta-feira – às 19 horas | Empresa familiar: aprimore sua gestão, com Ruy Soares de Barros
- Distrital Nordeste: 07 de julho – sexta-feira – às 19 horas | Planejamento estratégico, com Carlos Alberto Biondo
- Distrital Pinheiros: 07 de julho – sexta-feira – às 19 horas | Use as redes sociais a seu favor, com Alfredo Firmino de Carvalho
- Distrital Penha: 10 de julho – segunda-feira – às 19 horas | à definir
- Distrital Ipiranga: 10 de julho – segunda-feira – às 19 horas | Vendas pela internet, com Marília Freitas
- Distrital Centro: 10 de julho – segunda-feira – às 19 horas | Como vender mais, com Vera Ruthofer
- Distrital Oeste: 11 de julho – terça-feira – às 19 horas | Planejamento estratégico, com Roberta Sodré Costa Leite
- Distrital São Miguel: 11 de julho – terça-feira – às 19 horas | Como vender mais, com Juliana Rita Segallio
- Distrital Tatuapé: 11 de julho – terça-feira – às 19 horas | à definir
- Distrital Centro-Sul: 12 de julho – quarta-feira – às 19 horas | Vendas pela internet, com Marília Freitas
- Distrital Norte: 12 de julho – quarta-feira – às 19 horas | Planejamento estratégico, com Tamara dos Santos Murari Braga
- Distrital Sudoeste: 12 de julho – quarta-feira – às 19 horas | Seja um empreendedor com atitudes certeiras, com Paula Cristine Proença Matias
- Distrital Noroeste: 13 de julho – quinta-feira – às 19 horas | Planejamento estratégico, com Carlos Alberto Pereira Junior
- Distrital Sudeste: 13 de julho – quinta-feira – às 19 horas | Vendas pela internet, com Vera Ruthofer
- Distrital Mooca: 13 de julho – quinta-feira – às 19 horas | à definir
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br