A importância da educação profissionalizante no mercado de trabalho

0
327

Bruno Ribas, comunicador e gestor educacional, fala sobre a importância dos cursos técnicos


A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é uma modalidade da Educação Nacional com um objetivo bem claro: preparar o aluno para o exercício de uma profissão, contribuindo para que o cidadão possa se inserir e atuar no mundo do trabalho e na vida em sociedade.

Os cursos técnicos podem transformar a vida de um jovem, podendo ser o primeiro passo de um plano de carreira que não exclua a obtenção de um diploma universitário. Para alguns jovens, a inserção rápida no mercado de trabalho é o passaporte para a conquista da cidadania e a continuação dos estudos, e tem claros efeitos na renda.

A educação profissional e tecnológica é um meio de efetivação de dois importantes direitos determinados na Constituição Federal e nos Estatutos da Criança e do Adolescente e da Juventude, educação e profissionalização.

Os EPTs não se destinam somente aos jovens, em momentos de crise econômica e desemprego, muitos profissionais reavaliam a carreira e buscam novos conhecimentos para encarar a concorrência do mercado. E os cursos profissionalizantes – ou técnicos – são uma excelente opção de aprendizado.

O aluno, com um curso profissionalizante, pode conquistar seu espaço e abrir as portas do mercado de trabalho. Segundo o Mapa do Trabalho Industrial (2022-2025), em quatro anos, serão abertas 136 mil novas vagas formais em ocupações industriais de nível técnico – um crescimento de 6,3%. Nesse período, o país vai precisar formar 302 mil técnicos e requalificar cerca de 1,4 milhão de profissionais que já atuam como técnicos, mas que precisam se atualizar.

Você pode perguntar: É melhor fazer um curso superior ou técnico?

A resposta é, depende muito das expectativas do profissional em relação a carreira. O curso superior abre portas para cargos mais elevados e melhor remunerados, especialmente para cargos mais estratégicos. Com o curso técnico é possível sim ascender na carreira e crescer na empresa, mas a dificuldade é maior. O importante é você estudar, se aperfeiçoar, buscar conhecimentos e crescimento profissional.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.