Estresse pode ser um problema sério, mas tem controle e tratamentos

0
21
Créditos: Freepik

Relatório global revela Brasil como o quarto país do mundo mais afetados pelo problema

O estresse é uma reação natural do organismo diante de situações percebidas como desafiadoras ou ameaçadoras, segundo o Ministério da Saúde. Embora biologicamente necessário para a adaptação e a sobrevivência, pode se tornar crônico e causar impactos na saúde mental e física. O Brasil ocupa a quarta posição no ranking global de estresse, de acordo com o relatório World Mental Health Day 2024, do instituto de pesquisa Ipsos.

Apesar de ser um problema comum, o estresse tem tratamento e pode ser controlado por meio de mudanças no estilo de vida e intervenções adequadas. Quando não tratado, pode progredir para a fase de exaustão, caracterizada por comprometimentos graves, como hipertensão arterial, úlceras, apatia e impossibilidade de realizar atividades cotidianas.

No guia ilustrado “Fazer o que importa/o que é importante em tempos de stress”, a Organização Mundial da Saúde (OMS) propõe estratégias para lidar com o estresse, como conectar-se ao momento presente. Exercícios simples, como pressionar os pés no chão, respirar profundamente e focar em objetos ao redor, ajudam a estabilizar emoções intensas e evitar que pensamentos difíceis tomem o controle.

Também incentiva a “Libertar”, reconhecer e aceitar pensamentos e sentimentos desafiadores sem se prender a eles. Nomear emoções e redirecionar o foco para o que está acontecendo no ambiente imediato são apontados como passos fundamentais para aliviar a sensação de bloqueio emocional. Outro ponto é “Ser gentil”, tanto consigo, quanto com os outros.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.