Adaptação de clássico do dramaturgo italiano Luigi Pirandello conta a história de um ensaio interrompido pela chegada de três personagens cujo drama não terminou de ser escrito
O texto “Seis personagens à procura de um autor”, de Luigi Pirandello (1867-1936), estreou na Itália em 1921 e, desde então, tornou-se um clássico. O texto conta a história de um ensaio teatral que é invadido por personagens que, depois de terem sido rejeitados pelo autor que os criou, tentam convencer o diretor da companhia a encenar sua história de vida. No início o diretor se irrita com a interrupção do ensaio mas, aos poucos, começa a demonstrar interesse pela história dos personagens e decide encenar seu drama, utilizando-se, para isso, dos atores da companhia. Os personagens, entretanto, não aceitam a maneira como sua história está sendo apresentada e procuram assumir, eles mesmos, seus papéis em sua tragédia pessoal.
A peça discute questões metalinguísticas, dentre as quais as diferentes formas de fazer teatro, a representação, a ilusão e o embate entre ficção e realidade, pessoas e personagens, verdade e verossimilhança, por meio de um enredo extremamente cativante que mistura duas histórias: a história do ensaio interrompido pelos personagens e a tragédia que os personagens querem contar.
Nessa montagem do Núcleo Teatro de Imersão, as histórias são apresentadas de forma imersiva, interativa e itinerante. O Centro Cultural é agora não somente um teatro que abriga um espetáculo, mas o próprio local em que se passa a ação ficcional, inteiramente remodelada para acontecer neste espaço. Imerso nesse cenário, o público, desde sua chegada, interage com o elenco, sendo convidado a opinar sobre as escolhas de direção, a ajudar a montar o cenário, a responder questões colocadas pela diretora e pelos personagens.
O espetáculo fará oito apresentações no Centro Cultural Santo Amaro, de 5 a 13 de agosto, aos sábados e domingos, sempre em duas sessões, uma às 15h, outra às 19h. Os ingressos são gratuitos e começam a ser distribuídos 1 hora antes da sessão. Essas apresentações têm realização da Prefeitura da Cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.
SINOPSE
Tragicomédia imersiva, itinerante e interativa. Os espectadores são convidados a opinar sobre um espetáculo em construção quando o ensaio é interrompido pela chegada de três personagens cujo drama não terminou de ser escrito. Na tentativa de contar esse drama, os personagens, o elenco e os espectadores circulam por diversos ambientes do Centro Cultural Santo Amaro.
FICHA TÉCNICA
Realização: Núcleo Teatro de Imersão, Prefeitura da Cidade de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura.
Direção: Adriana Câmara.
Texto: Luigi Pirandello (“Seis personagens à procura de um autor”).
Adaptação do texto: Adriana Câmara.
Cenografia: Hernani Rocha.
Figurino: Samantha Paz.
Produção executiva: Adriana Câmara.
Elenco: Adriana Câmara (Diretora), Amanda Policarpo (Primeira Atriz), Nando Barbosa (Primeiro Ator), Daniela Flor (Mãe), Glau Gurgel (Pai), Letícia Alves (Filha), Pat Albuquerque (Madame Paz).
Programação visual: Hernani Rocha.
Confecção do figurino: Ateliê Paz (Samantha Paz e Liduina Paz).
Fotografias: Hernani Rocha e Rafael Salvador.
Produção: Menina dos Olhos do Brasil.
SERVIÇO
PERSONAGENS EM BUSCA DE UM AUTOR, DO NÚCLEO TEATRO DE IMERSÃO
Local: Centro Cultural Santo Amaro – Av. João Dias, 822 – Santo Amaro, São Paulo – SP.
Temporada: de 5 a 13 de agosto, aos sábados e domingos, sempre em duas sessões, uma às 15h, outra às 19h.
Ingressos: Gratuitos.
Reservas: Os ingressos gratuitos começam a ser distribuídos uma hora antes da sessão.
Classificação: 18 anos
Duração: 120 minutos
Capacidade: 50 lugares
Gênero: Tragicomédia imersiva, itinerante e interativa.
Site da companhia: https://www.nucleoteatrodeimersao.com.br/
Redes sociais: @nucleoteatrodeimersao
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br