A nova tecnologia permite agarrar os trens de pouso, ‘agarrando’ o avião que ultrapassar o limite da pista
O aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da capital, inaugurou na sexta-feira (25) sua nova tecnologia de segurança. Agora, a pista principal do aeroporto conta com uma área de escape projetada para “agarrar” o trem de pouso dos aviões que ultrapassarem o limite da pista na hora do pouso. O projeto foi desenvolvivo pela Infraero e o Ministério da Infraestrutura.
O novo sistema de segurança se chama EMAS (Engineered Material Arresting System) é um projeto que consiste na instalação de blocos de concreto que se deformam quando o avião ultrapassa o limite de pista, desacelerando forçadamente o avião, ou seja, as rodas dos trens de pouso atolarão no piso, retardando o avião em segurança. A área de escape possui 72 metros de comprimento e 47,4 de largura.
“O EMAS é comum em aeroportos dos EUA, Ásia e Europa, mas Congonhas é o primeiro do país e da América Latina a contar com essa tecnologia que salva vidas e reduz danos, caso ocorra um acidente. Este é, acima de tudo, um investimento na segurança dos usuários e profissionais do transporte aéreo, e servirá de modelo a ser aplicado em outros aeroportos do Brasil”, disse o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
Ainda há a outra área de escape (a cabeceira 35L) com as obras em andamento, com previsão de ser entregue no mês de maio deste ano. As duas áreas de escape foram construídas a partir de estruturas sustentadas por vigas e pilares capazes de suportar o peso dos aviões. A construção da nova tecnologia teve um investimento de R$ 122,5 milhões, custeados de recursos públicos captados pelo Fundo Nacional da Aviação Civil (Fnac).
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br