Curso de dança “Vira Bollywood” e o curso de introdução ao cinema “Bollywood para iniciantes” estão na programação do mês de março
Em março, o Sesc Santo Amaro realiza dois cursos que proporcionam aos participantes uma imersão ao maior polo de produção cinematográfica do mundo: Bollywood – uma junção de Bombaim (atual Mumbai, na Índia) e Hollywood – que alcança, em média, quase 1.500 produções anualmente. Ambas as atividades possibilitam investigações e vivências acerca da cultura artística indiana por trás dos espetáculos de dança e das telas de cinema.
Para começar, aos sábados, de 5 a 26/3, Thiago Amaral, Gisela Mirabai e Jess Nascimento exploram o repertório coreográfico do estilo pop indiano moderno em Vira Bollywood. A danças aparecem nas produções cinematográficas indianas em momentos específicos; dão um caráter épico e/ou lírico para a narrativa e, na maioria das vezes, acompanham o que se diz nas letras das canções de forma figurativa.
O ponto de partida para o estudo do gênero em que música, arte, dança, circo, teatro e cinema se encontram é despertar o potencial que existe em cada um e possibilitar a produção de um videoclipe com as performances realizadas ao longo do curso. As aulas se aprofundam na relação tempo/espaço/ritmo do Bollywood Dance, movimento de coro, consciência corporal e ativação da kundalini – a serpente energética que conecta os pontos de poder do corpo.
Na sequência na programação, de 10 a 31/03, quintas-feiras, o roteirista, cineasta e educador Maurício Fernandes conduz uma introdução sobre o cinema indiano e sua relevância para a cultura mundial no curso gratuito Bollywood para Iniciantes.
Segundo o Portal da Academia Internacional de Cinema (AIC), a produção cinematográfica indiana domina cerca de 90% das telas do país oriental, com milhares de ingressos vendidos por ano. Só em 2017, foram produzidos mais de dois mil filmes e Bollywood é o polo mais rentável dessa indústria, com as cinco maiores bilheterias que, somadas, atingiram cerca de 1 bilhão de dólares. A Índia é a única nação, além dos Estados Unidos, que consegue ter um cinema majoritário em seu próprio país, mas ainda há territórios em que as produções não chegam, como é o caso do Brasil, que só tem acesso a estas produções por meio das plataformas de streaming, cinemas alternativos que exibem produções fora do eixo hollywoodiano entre outros meios.
Programa de Aulas:
Dia 1: Uma introdução ao cinema de Bollywood.
– Panorama do Cinema Indiano.
– Alguns números e informações básicas de Bollywood e do cinema indiano.
– O que é o Masala?
– O Masala é o principal gênero cinematográfico indiano, mas em que ele consiste?
– Masala Global e a Conquista do Ocidente.
– Quais as diferenças do Masala Tradicional para o Masala Global dos últimos 30 anos?
Dia 2: Pequena história expansionista
– Primeiro Período: Luta pela Independência (1895 – 1947).
– Como as questões políticas criaram o cinema indiano e influenciaram Bollywood?
– Segundo Período: Era de Ouro (anos 50 e 60).
– Quais os diretores e filmes clássicos do cinema de Bollywood?
– Terceiro Período: A Bollywood Clássica (anos 70 e 80).
– Como Mumbai se tornou Bollywood e o Masala se tornou o principal gênero.
Dia 3: A linguagem do cinema de Bollywood.
– O que ver num filme de Bollywood?
– O que Bollywood tem de diferente e como apreciar este cinema?
– Como os ragas indianos e a música ocidental influenciaram Bollywood?
– A “picturização” é uma das chaves do cinema de Bollywood. O que é isso?
Dia 4: Bollywood Contemporânea.
– A Liberalização (anos 90).
– Como os filmes românticos e o astro Shah Rukh Khan dominaram o cinema indiano.
– Expansão para o Ocidente (século XXI – primeira década).
– Como Bollywood cresceu nos EUA e na Europa, se tornando um produto de exportação bem-sucedido no Ocidente.
– Multiplex, Streaming e Cinema Regional (século XXI – segunda década).
– Como a produção de Bollywood se fragmentou para atingir diversos mercados, tantos internos quanto externos e, com isso, se tornou diversificada.
SOBRE OS MEDIADORES
Thiago Amaral é cofundador e ator da Cia Hiato (SP) e criador do coletivo Bollywood – Cosmic Dance. Ele orienta os números criados pelos participantes com ferramentas das artes cênicas, da linguagem do clown e coreografias de dança no espírito do bollywood dance.
Gisele Mirabai é atriz, roteirista e escritora do livro “Guerreiras de Gaia”. Este livro, que recebeu o prêmio Jabuti e integrou o kit escolar da rede municipal de ensino, aborda a temática da proteção ambiental. Ela orienta a dramaturgia e, na oportunidade, faz um workshop sobre os mantras, os mudras e as divindades da cultura indiana.
Jess Nascimento é professora de danças urbanas e dança afro em diversas escolas de São Paulo e região. Jess faz participações em shows de artistas como Gaby Amarantos, Sandra de Sá, Johnny Hooker e outros.
Maurício Fernandes é graduado em Cinema e Vídeo pela Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo – ECA USP. Trabalha com audiovisual desde 2000 como roteirista em ficção de longa, de curta metragem e de outros formatos. Desde 2011, leciona cursos presenciais na área e pelo seu blog “Sobre Roteiros e Roteiristas”. É corroterista do longa-metragem “Ilha Rá-Tim-Bum” e do longa “Inversão”, dirigido por Edu Felistoque. Escreveu e dirigiu dois curtas-metragens selecionados para festivais e trabalhou como roteirista para produtoras como a Felistoque Filmes, Moonshot Pictures, Coala Filmes e a FICS.
SERVIÇO
DANÇA
CURSO: VIRA BOLLYWOOD, COM THIAGO AMARAL, GISELA MIRABAI E JESS NASCIMENTO
Quando: de 05 a 26 de março, sábados, das 14h às 16h
Local: Sala de Práticas Corporais
Classificação: 16 anos
Inscrições em: inscricoes.sescsp.org.br
Valores: R$ 20,00(inteira); R$ 10,00 (estudantes, +60 anos e aposentados, pessoas com deficiência e servidores da escola pública e Credencial Plena válida: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciados no Sesc e dependentes).
CINEMA
CURSO: BOLLYWOOD PARA INICIANTES, COM MAURÍCIO FERNANDES
Quando: de 10 a 31 de março, quintas-feiras, das 19h às 21h30
Local: Espaço de Tecnologias e Artes – E.T.A.
Classificação: Livre
Inscrições em: inscricoes.sescsp.org.br
Grátis
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br