Dia 23 de julho é uma data voltada para conscientizar as pessoas sobre essa condição, (Síndrome de Sjögren); painéis informativos ficam expostos até o final do mês
A síndrome de Sjögren é uma doença autoimune que atinge principalmente as glândulas lacrimais e salivares, causando secura nos olhos e na boca. Além disso, ela acomete outras partes do organismo, como pele, articulações, pulmões, rins e sistema nervoso.
Por ser pouco conhecida e, muitas vezes subdiagnosticada, vale conhecer melhor a síndrome, tema de uma mostra realizada em parceria com a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, e a Associação Brasileira Superando o Lúpus, Doenças Reumáticas e Raras.
Nos painéis da exposição, pacientes contam como enfrentam a doença, que tem uma data – 23 de julho – destinada mundialmente à conscientização sobre seus sintomas e impacto na qualidade de vida. Cleonice Gallo da Silva, por exemplo, disse que demorou a ter o diagnóstico correto e sofreu preconceito por ter a síndrome. Atualmente, com o tratamento adequado, leva uma vida com poucas limitações.
O objetivo da mostra, que trata também da vasculite – inflamação dos vasos sanguíneos – é apresentar as histórias de superação dos pacientes e orientar sobre tratamentos.
“Além de oferecer um transporte seguro e confortável a todos, a concessionária busca sempre levar aos passageiros informações que possam colaborar com a qualidade de vida”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro.
Serviço
Síndrome de Sjögren e Vasculite – Estação Paulista – Linha 4-Amarela
Até 31 de julho
Sobre a ViaQuatro:
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.
Sobre a Associação Brasileira SUPERANDO o Lúpus, Doenças Reumáticas e Raras:
A associação começou atendendo pessoas com lúpus e seus cuidadores. Com o passar do tempo passou a atender pessoas acometidas por doenças reumáticas e raras. Hoje atende desde o público infanto-juvenil até o idoso. O trabalho da SUPERANDO está embasado em 4 pilares: Apoiar, Informar, Orientar e Advocacy. A instituição tem como missão, informar e orientar as pessoas com doenças reumáticas e/ou raras, no âmbito nacional, por meio de informações precisas e seguras.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br