A hanseníase é uma doença infectocontagiosa e pode ser curada a partir de tratamento com medicamentos
Em conscientização ao Janeiro Roxo, os usuários que passarem pela Estação Jurubatuba, na Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú), poderão participar da campanha de prevenção à hanseníase. A ação será nesta quarta-feira (16/01), das 8h às 16h.
No local, os passageiros terão a oportunidade de esclarecer dúvidas com profissionais da saúde que realizarão buscas ativas de novos casos de hanseníase. Além disso, banners e cartazes estarão expostos e panfletos explicativos serão distribuídos.
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa e pode ser curada a partir de tratamento com medicamentos. Os principais sintomas são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas pelo corpo, caroços, febre, ressecamentos dos olhos e do nariz, sensação de formigamento entre outros.
O Janeiro Roxo tem como objetivo a divulgação da doença, além de orientações quanto aos sinais, sintomas e tratamento. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking da enfermidade, com 11,6% dos casos de hanseníase no mundo.
A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde em parceria com a CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários.