Festa de rua celebra o multiculturalismo brasileiro com gastronomia, apresentações culturais e exposições
No último final de semana (17 e 18 de maio), aconteceu a 24° edição do Maifest, a tradicional festa de rua do bairro do Brooklin que celebra a cultura alemã e o multiculturalismo brasileiro, forjado na imigração de diversos povos. A festa é realizada pela Associação dos Empreendedores do Brooklin (AEMB), e acontece anualmente no quadrilátero das ruas Princesa Isabel, Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo e Bernardino de Campos.
Nos dois dias de evento, cerca de 150 mil pessoas circularam pela festa e fizeram fila para desfrutar das delícias típicas germânicas como o Eisbein (joelho de porco), salsichão, chucrute e chopp. Mas também aproveitaram pratos de outras culturas como as empanadas argentinas, os doces portugueses e até mesmo o acarajé baiano.
Além da gastronomia, os visitantes puderam apreciar apresentações culturais como da Orquestra Filarmônica de Santo Amaro (OFISA), que levou o concerto As Quatro Estações de Vivaldi para o Espaço Orquestra, localizado na Rua Bernardino de Campos. Também houve momentos de sarau, bandas e grupos de dança que fizeram apresentações típicas do folclore alemão.
As crianças foram contempladas com um espaço dedicado a elas, que teve apresentações de entretenimento infantil, brincadeiras e colégios da região que levaram alunos para performar danças típicas da Alemanha e Áustria.
As exposições com a história da região também se fizeram presentes. O Grupo Sul News levou um media truck na Rua Bernardino de Campos, 231, e apresentou ao público a mostra “Gazeta de Santo Amaro 65 anos”, com exemplares de edições antigas da Gazeta, espaço dos troféus, homenagens recebidas pelo Grupo e uma linha do tempo que contava toda a trajetória do jornal. Já o CETRASA (Centro de Tradições de Santo Amaro), que levou a exposição “A epopeia dos Imigrantes alemães em Santo Amaro”, e a cidade de Nova Friburgo trouxe “Uma Pequena Alemanha Nova Friburgo – 200 anos da imigração de povos de língua alemã no Brasil”. A festa contou ainda com o Espaço Ciesp e Sicredi, um ponto para conexão e encontros, além da criação de mídia dos patrocinadores.
Como acontece em todas as edições do Maifest, algumas instituições e personalidades são homenageadas, e na edição de 2025 foram escolhidos para este momento o Maestro Júlio Medaglia, por seus 87 anos; a TV Cultura SP que completou 56 anos; o Programa Prelúdio da TV Cultura SP pelos seus 20 anos no ar; a cidade de Nova Friburgo no Rio de Janeiro; a Fundação Dom João VI, a Casa dos Saberes e o restaurante de comida alemã Zur Alten Mühle. A celebração ainda fez parte das comemorações de 150 anos do escritor alemão Thomas Mann, que tinha mãe brasileira.
A 24° edição do Maifest foi um sucesso e retorna no próximo ano. Mas para quem já está com saudade de uma boa festa de rua, em outubro, acontece o Brooklin Fest, outra tradicional celebração do bairro organizada pela AEMB. Mais informações você confere aqui no Grupo Sul News.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br