23ª MaiFest celebra 200 anos da imigração de povos de língua alemã

0
779

Com o tema Migrações, festa acontece nos dias 25 e 26 de maio

Como parte da agenda oficial dos 200 anos da imigração de povos de língua alemã, o quadrilátero das ruas Joaquim Nabuco, Princesa Isabel, Bernardino de Campos e Barão do Triunfo, no Brooklin, receberá a 23ª MaiFest, entre os dias 25 e 26 de maio.

A 23ª MaiFest celebrará os 200 anos no Brasil da imigração de povos de língua alemã (1824-2024), realização da Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin, com o Thema (Tema): Migrationen (Migrações).

Na história o tema migrações desempenha um fato importante, e por isso, a partir de reflexões de relevantes professores chegamos ao tema: “O movimento de lançar-se é sempre com esperança.”, afirma o Professor Doutor Gerson Neumann, da UFRGS. “A viagem transforma (a viagem é o movimento que dá uma nova forma no ser que se move) aquele que se põe em movimento, pois são muitos os contatos com o diverso e, independente disso, as passagens por outros mundos mudam os seres que por eles passam, completa.

“As narrativas orais de histórias de vida constituem um método para se trabalhar com o passado dos indivíduos, com o cotidiano e com as micros experiências sociais. Mas também é um método de que nos permite compreender como as pessoas pensam, porque fazem ou fizeram suas escolhas de vida”, explica a Professora Doutora Priscila Perazzo, da USCS.

“As pessoas quando migram, levam sua cultura, história, memória e identidade. Ao interagirem em movimento com a nova cultura e histórias locais, criam novas formas de convivência e constroem novas formas de “espaços de vida”, declara o Professor Doutor Gerson Neumann. “Um novo viver. Assim apresentamos e desenvolvemos o conceito do festival. As migrações entendendo como deslocamento de pessoas, seja de um país para outro, como de uma região para outra, no mesmo país, levando na “fluidez do movimento”, completa. A ONU define migrantes: “pessoas que se deslocaram ou se deslocam por uma fronteira internacional ou dentro de um Estado.”

Os homenageados do festival têm histórias importantes no Brasil: Esporte Clube Pinheiros 125 anos, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo 91 anos, in memoriam professor Emílio Willems, sociólogo e antropólogo, Município de São Félix Bahia, Cachoeira Bahia e Fundação Hansen Bahia, professor doutor Gerson Neumann do Instituto de Línguas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rodrigo Hübner Mendes-CEO do Instituto Rodrigo Mendes, Coral da Sociedade Filarmônica Lyra 140 anos.

A 23ª MaiFest Festival terá uma visão multicultural contemporânea, valorizando a memória, a história, a educação e a cultura: gastronomia, artesanato, dança, música, corais, literatura, poesia, MPB, cortejos de grupos culturais, fotografia, rodas de conversa, exposições, contação de histórias e brincadeiras, pesquisadores, ações das entidades sociais. Em 2024 celebraremos os 200 anos da imigração de povos de língua alemã (1824-2024), em uma festa aberta e, com movimentos de grupos culturais de São Paulo e do Brasil.

As cidades paulistas e brasileiras de histórias e diálogos interculturais: São Paulo, Caieiras, Indaiatuba, Amparo, Rio Claro, Cordeirópolis, Tupã, Lucélia, Adamantina, Campinas, Jundiaí, do Estado de São Paulo. Niterói, São Gonçalo, Nova Friburgo, do Estado do Rio de Janeiro,Pomerode de Santa Catarina, Nova Petrópolis e Porto Alegre do Rio Grande do Sul, São Felix e Cachoeira da Bahia. Uma festa com importante dimensão nacional. As ruas abertas do Brooklin, com acesso livre, irá celebrar os 200 anos da imigração de povos de língua alemã em diálogos com a cultura brasileira. Grupos culturais confirmados até agora, valorizarão a memória da Alemanha, Suíça, Áustria e Brasil. A Associação do Brooklin é presidida por filho de imigrantes alemães, sr Carlos Heinz Heying, Bar Zur Alten Mühle.

A 23ª MaiFest tem apoio institucional da cidade de São Paulo, apoio infra estrutura Rodrigo Goulart e apoio institucional Madalena.

Luiz Delfino de Andrade Cardia Filho – Curador Cultural 23ª MaiFest 2024 nos 200 anos da imigração de povos de língua alemã no Brasil


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.