20 anos sem Chico Xavier: 8 lições que ele nos deixou

0
1223

A morte de Chico Xavier, um dos maiores líderes espíritas e filantropos do Brasil e do mundo, completa 20 anos nesta quinta-feira (30). Nascido em Pedro Leopoldo, Minas Gerais, em 1910, ele se tornou um dos mais importantes nomes da história do Brasil.

Médium e filantropo, Chico é eternizado na História como um dos principais expoentes do Espiritismo. Em vida, psicografou mais de 10 mil cartas e é responsável pela publicação de mais de 400 livros. Os números de vendas também impressionam, ele vendeu mais de 50 milhões de obras.

Seu legado ultrapassou as barreiras religiosas e hoje ele é reconhecido como o maior “líder espiritual” do Brasil, sendo uma das personalidades mais admiradas e aclamadas no país.

Xavier recebeu várias homenagens e honrarias. Em 1981 e 1982 foi indicado ao prêmio Prêmio Nobel da Paz, tendo seu nome conseguido cerca de 2 milhões de assinaturas no pedido de candidatura; em 1999 o Governo de Minas Gerais instituiu a Comenda da Paz Chico Xavier; e em 2012 ele foi eleito O Maior Brasileiro de Todos os Tempos, em um concurso homônimo realizado pelo SBT e pela BBC, cujo objetivo foi “eleger aquele que fez mais pela nação, que se destacou pelo seu legado à sociedade”.

Filme biográfico

Em 2 de abril de 2010, data em que Chico Xavier completaria 100 anos, estreou Chico Xavier – O Filme, baseado na biografia As Vidas de Chico Xavier, do jornalista Marcel Souto Maior. Dirigido e produzido pelo cineasta Daniel Filho, Chico Xavier é retratado pelos atores Matheus Costa, Ângelo Antônio e Nelson Xavier, respectivamente, em três fases de sua vida: de 1918 a 1922, 1931 a 1959 e 1969 a 1975. O filme alcançou a marca de mais de 3,5 milhões de espectadores nos cinemas.

Morte

O médium morreu aos 92 anos de idade, em decorrência de parada cardiorrespiratória, no dia 30 de junho do ano de 2002. Conforme relatos de amigos e parentes próximos, Xavier dizia que iria desencarnar em um dia em que os brasileiros estivessem muito felizes e em que o país estivesse em festa, para assim o desencarne dele não causar tristeza.

Mesmo depois de tantos anos sem sua presença entre nós, os pensamentos e as mensagens deixadas por esse importante médium ainda servem de inspiração para muitas pessoas.

Conheça aqui 8 ensinamentos e lições que esse grande médium nos deixou como presente para a vida:

1 – A importância da caridade

Em toda a vida do médium Chico Xavier, ele pregou que os homens da terra devem praticar o bem, com amor e muito respeito ao próximo. Além disso, não se deve esperar nada em troca pelo ato de caridade. Com certeza, esse é o ensinamento mais importante que ele, figura enigmática, nos deixou.

Segundo Chico, praticar a caridade faz com que nossa alma evolua e somente assim conseguiremos a nossa redenção.

Este sentimento tão importante caracteriza uma forma de ajuda do homem, sendo considerada ainda a boa essência dos seres humanos.

2 – Viver em paz

Podemos definir a paz como sendo um estado no qual atingimos a tranquilidade e a calma, ou seja, sem que soframos com qualquer tipo de agitação ou perturbação. No plano espiritual, a paz caracteriza um espírito onde não há vestígios de qualquer sentimento negativo, como violência e ira. Não é à toa que este sentimento é representado pela bandeira branca e pelo pombo da mesma cor.

Segundo Chico, pessoas do bem devem dividir seus ensinamentos e pensamentos para nos livrarmos do mal da vida e encontrarmos assim, a serenidade e o equilíbrio.

3 – A doação de amor

Outro ensinamento bem importante deixado por Chico Xavier é que nunca devemos perder a vontade de doarmos amor, até mesmo nas vezes em que ele é rejeitado ou colocado à prova. O amor, nada mais é do que o sentimento que leva o indivíduo a desejar algo ou apenas o bem para o próximo.

Segundo o médium, o nosso criador não pediu aos homens que se sacrificassem, só pediu que amassemos uns aos outros.

4 – Errar é humano, por isso, seja capaz de perdoar

Todos nós, desde o momento em que nascemos, somos passiveis de cometer erros. Ninguém gosta de errar, é claro, mas perdoar é algo divino, que nos evolui. Podemos definir o perdão como sendo um processo espiritual e até mesmo mental, onde acabamos com a raiva, com o ódio e com o ressentimento, diante de alguma ofensa que nos foi dirigida.

5 – Deve-se respeitar os mais velhos

Outro grande ensinamento é a respeito do envelhecimento. Envelhecer é parte do processo natural da vida. Todos nós nascemos, crescemos, envelhecemos e morremos. E o tempo nos traz amadurecimento, sabedoria. Por isso, o envelhecimento não deve ser visto apenas como o passar do tempo ou a acumulação dos anos, e sim como um processo de aprendizado e de respeito.

6 – Mantenha a fé

Muitas pessoas entendem que a fé é um sentimento, que é caracterizado como sendo uma verdade. Ela carece de verificação e necessita apenas de confiança absoluta. Isso significa dizer que não é possível duvidar e manter a fé no mesmo momento.

É essencial que nunca percamos a fé. Momentos de dificuldade e ruins sempre farão parte da nossa passagem pela Terra. A fé nos renova e é capaz de nos conduzir para a vitória e o sucesso.

7 – Respeite as diferenças

Na vida, é preciso respeitar e ter tolerância com as diferenças. É assim que funciona um bom casamento. Todos nós somos diferentes e recebemos criações diferentes. Segundo Chico Xavier, um casamento sem tolerância não terá futuro. Ele deve unir as almas.

Se em todos os casamentos não houvesse tanto egoísmo por parte dos cônjuges e se estes estivessem dispostos a fazer renúncias e sacrifícios, haveria um número bem menor de divórcios no mundo.

8 – A morte não é o final

A morte faz parte do processo natural da nossa vida. Devemos lembrar sempre que estamos aqui apenas de passagem. Portanto, a morte não representa o final e sim um novo começo. Somos apenas matéria, o espírito nunca morre.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.