10 comportamentos a serem evitados no Carnaval

0
709

O Carnaval é uma época de alegria e descontração, mas é importante lembrar que alguns comportamentos podem transformar a folia em tragédia. Muitas vezes, empolgados com as comemorações, os foliões não percebem que suas atitudes podem resultar em traumas graves, colocando a própria vida e a de outras pessoas em risco.

É importante ter em mente que, segundo entidades de saúde ligadas ao trauma, mais de 90% dessas ocorrências poderiam ser evitadas com medidas simples.

Confira 10 situações que devem ser evitadas, segundo o Prof. Dr. Bruno Pereira, CEO do Grupo Surgical Serviços Médicos e coordenador do Centro de Trauma do Hospital São Luiz Campinas.

Infringir as Leis de Trânsito: ultrapassagens arriscadas e desrespeito às normas de trânsito aumentam o risco de acidentes graves.

Beber antes de dirigir: a combinação de álcool e direção é muito perigosa.

Dormir pouco e dirigir: a falta de sono também compromete os reflexos e aumenta o risco de acidentes.

Desatenção em locais com água: o descuido em ambientes aquáticos pode resultar em tragédias, principalmente quando há consumo de bebida alcoólica.

Sair com pessoas desconhecidas: A festa é um momento de descontração, mas a segurança deve ser prioridade. Evite sair sozinho com desconhecidos para prevenir situações de risco.

Ficar bêbado: o consumo excessivo de álcool aumenta a vulnerabilidade a acidentes.

Andar em lugares muito aglomerados: grandes multidões podem se tornar perigosas. Empurrões, quedas e situações de pânico são comuns em aglomerações.

Não se hidratar: a desidratação pode causar complicações de saúde, como sede, dores de cabeça, fraqueza, tonteiras, fadiga, sonolência ou até aceleração dos batimentos cardíacos em casos mais graves.

Não se alimentar direito: A falta de alimentação adequada compromete a energia necessária para enfrentar as festividades.

Aceitar bebidas de estranhos e praticar sexo sem preservativo: Essas práticas podem expor os foliões a riscos de intoxicação e doenças sexualmente transmissíveis.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.