Zona Sul da capital recebe nova unidade do Armazém Solidário

0
121
Armazém Solidário tem preços menor do que mercados convencionais. Crédito: Fotos de: Marcelo Pereira/SECOM

O novo espaço é o primeiro da região, além de ser o maior armazém da cidade, com 765m²

A Prefeitura de São Paulo recebe a inauguração de uma nova unidade do Armazém Solidário na zona sul da cidade, localizada na Estrada do M’Boi Mirim. Com 765 m² de área total, este será o maior armazém da capital e o primeiro a oferecer produtos cultivados por agricultores paulistas de áreas rurais da própria cidade. Assim como os outros, o espaço é administrado pela Secretaria Executiva de Segurança Alimentar, Nutricional e Abastecimento (SESANA) o novo espaço é a primeira unidade a ser entregue na região e tem sua inauguração marcada para 7 de agosto.


Criado em 2024, o programa busca promover o acesso à alimentação saudável para a população inscrita no CadÚnico e que tenha seu cadastro ativo. Nos Armazéns, são oferecidos todos os tipos de produtos com descontos de 30% a 50% em alguns itens. O espaço disponibiliza uma gama de alimentos, itens de higiene pessoal e limpeza, sendo todos com valores mais baixos do que em mercados convencionais.


“O Armazém Solidário M’boi Mirim é a sétima unidade do programa, além de ser a primeira da zona sul, o que representa a ampliação da cobertura desse serviço que já vendeu mais de 6 milhões de produtos. Nossa intenção é que mais pessoas possam usufruir deste programa, tendo o direito de escolher seus alimentos, com qualidade, dignidade e com foco na segurança alimentar e nutricional da população”, afirma o secretário executivo da SESANA, Vitor Arruda.


A gestão dos Armazéns Solidários é realizada pelo Instituto Nacional de Tecnologia, Educação, Cultura e Saúde (INTECS), organização da sociedade civil responsável por operacionalizar o funcionamento das unidades em parceria com a Prefeitura. O INTECS atua na coordenação das equipes, controle logístico, reposição de produtos, atendimento aos beneficiários e manutenção dos espaços, sempre com foco em garantir eficiência, acolhimento e o cumprimento dos princípios de segurança alimentar. A atuação do Instituto tem sido fundamental para assegurar a qualidade dos serviços prestados, promovendo uma experiência digna e organizada para milhares de famílias atendidas diariamente.


Com aprovação de 98% da população que frequenta o serviço, as unidades do Armazém contam com uma banca de doações de produtos recebidos no Banco de Alimentos, outra iniciativa de SESANA, que garante que cada beneficiário possa levar durante a compra um dos produtos doados, sem custo adicional e com o limite de 1 item por pessoa. Além disso, no Armazém Solidário não comercializa produtos ultraprocessados, refrigerantes e bebidas alcóolicas, com o intuito de garantir uma alimentação saudável e nutritiva para a população.

O que é o Armazém Solidário

O Programa Armazém Solidário é uma iniciativa que visa garantir o acesso a alimentos saudáveis, nutritivos e a preços mais baixos para famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico. O programa oferece produtos com preços entre 30% e 50% mais baixos do que os praticados em mercados convencionais, priorizando alimentos naturais e orgânicos.
Nos Armazéns não é comercializado refrigerantes, bebidas alcoólicas e itens ultraprocessados à fim de garantir e incentivar o consumo de alimentos saudáveis e naturais. Para fazer compras no Armazém Solidário é preciso morar na cidade de São Paulo e ele conta também com um setor de doações advindas do Banco de Alimentos, ou seja, quem for realizar suas compras pode adquirir itens de doação que ficam disponíveis na unidade.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.