Virada Cultural 2025 celebra 20 anos com mais palcos nos bairros e retoma passeio pelo Centro de São Paulo

0
21
Tema da Virada 2025 é “20 anos em 24 horas”. Crédito: Divulgação/Prefeitura de SP

Serão 16 palcos nos bairros e 5 na região central, reunindo variedade de linguagens artísticas, como música, teatro, dança e circo

Nos dias 24 e 25 de maio, a cidade de São Paulo viverá uma edição histórica da Virada Cultural, que completa 20 anos de existência com uma programação inédita em abrangência, diversidade e ocupação territorial. Com o tema “20 anos em 24 horas”, a Virada 2025 se firma como um dos maiores eventos culturais gratuitos do Hemisfério Sul, promovendo a ocupação criativa e democrática de espaços públicos e privados em todas as regiões da cidade.

A Virada deste ano terá 21 palcos oficiais e um número recorde de mais de 100 espaços culturais aderentes, como teatros, bares, restaurantes, centros culturais, edifícios históricos e equipamentos privados, no Centro e Centro Expandido, e também em bairros das zonas Sul, Leste, Norte e Oeste.

Entre as atrações musicais já confirmadas estão João Gomes, Michel Teló, Mumuzinho, Mc Hariel, Vanessa da Matta, Maneva, Wanessa e Ton Carfi.

“A Virada Cultural 2025 representa não apenas uma celebração ao que foi vivido nesses 20 anos, mas também é um novo marco para o futuro da política cultural da cidade. A atuação ampliada nos bairros, o engajamento de múltiplos setores por meio do diálogo e a valorização da arte em todas as suas formas colocam esta edição uma das mais significativas”, afirma o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Totó Parente.

Neste ano, a estrutura será distribuída da seguinte forma: Zona Sul com sete palcos, Zona Leste com cinco palcos, Zona Norte com dois palcos, Zona Oeste um palco, e Centro com cinco palcos: Anhangabaú, Sé, Arouche, República e Patriarca. Também haverá um palco no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, na Zona Leste.

Além disso, equipamentos culturais municipais, como bibliotecas, centros culturais, teatros, casas de cultura e 27 Centros Educacionais Unificados (CEUs) funcionarão como polos culturais durante o fim de semana, com programações próprias. Entre os CEUs confirmados estão: Aricanduva, Butantã, Caminho do Mar, Jaçanã, Parque do Carmo, São Miguel, Taipas, Vila Alpina e Vila do Sol.

A proposta da edição de 20 anos é oferecer um “rolê lúdico e contemplativo” ao público, com atrações que incluem: piano na praça, projeções visuais, mágicos, cortejos de rua, rodas de conversa, bailes populares, concertos e flash mobs, promovendo o encontro da cultura tradicional com a inovação artística.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.