De acordo com a CET, no ano passado, 221 veículos de carga entalaram em túneis da cidade de São Paulo, porque não tinham a altura adequada para transitar nesses locais
Dois locais na Zona Sul são frequentes nos registros de ocorrências de trânsito: o viaduto General Euclides Figueiredo, sob a Av. 23 de Maio, no Ibirapuera, e o túnel Jânio Quadros, no Itaim Bibi. E os acidentes que acontecem nesses dois locais são complexos e geram muitos transtornos: são os caminhões entalados.
De acordo com a CET, no ano passado, 221 veículos de carga entalaram em túneis da cidade de São Paulo, porque não tinham a altura adequada para transitar nesses locais. Isso significa um veículo a cada dois dias.
O resultado é uma infração de trânsito, nível grave, de R$ 195,23; menos cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e uma operação gigantesca dos órgãos públicos de trânsito para tirar o caminhão. Além dos danos estruturais deixados nos viadutos.
O viaduto General Euclides Figueiredo tem 4,10 metros e o túnel Jânio Quadros, tem 3,5 metros, mas veículos mais altos insistem em passar. Além deles, esse tipo de acidente também é frequente no viaduto Bresser, na Zona Leste, que tem 4 metros. Há um ano atrás, o viaduto próximo ao Ibirapuera registrou 40 veículos entalados.
“A orientação que damos é que, quando precisarem passar pela cidade, os transportadores entrem em contato com a CET [pelo telefone 156], que ela poderá orientar o melhor caminho”, esclarece Tayguara Helou, presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e região.
Muitos motoristas de caminhão, que podem ser de fora da cidade, não conhecem as ruas paulistanas, portanto, se utilizam de aplicativos de trânsito. Em nota, o Waze informou que “foi criado para automóveis particulares e expandiu seus serviços com rotas para táxis e motocicletas. No momento, o app não oferece suporte de navegação para transporte público, bicicletas ou caminhões”.
Após um viaduto da Marginal Pinheiros ceder em novembro de 2018, a Prefeitura realizou inspeções em mais de 100 viadutos da capital. Até novembro do ano passado, foram gastos R$ 37 milhões na manutenção desses locais.
FALE COM A REDAÇÃO
Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br
Esses acidentes realmente afetam muito a região e acabam atrasando o atendimento de empresas de prestação de serviço com a nossa.
Esse tipo de problema é recorrente na zona sul. Precisa melhorar a sinalização e colocar equipamentos de controle.