Vereadores da CPI da Poluição Petroquímica fazem balanço de visita feita na região de complexo industrial

0
985

Após diligência feita na manhã da última quinta-feira (1/9), os vereadores que compõem a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Poluição Petroquímica se reuniram no Plenário 1° de Maio da Câmara Municipal de São Paulo no período da tarde. Os parlamentares fizeram relatos pessoais do que vivenciaram na região do Polo Petroquímico, localizado próximo a zona leste da capital paulista, e compartilharam depoimentos da população que mora nos arredores do complexo industrial.

Relator da Comissão, o vereador Marcelo Messias (MDB) também observou sintomas após a visita. “Eu não tinha nada no nariz, e estou com coriza agora à tarde. Estou o tempo todo com o nariz escorrendo”. Marcelo trouxe ainda alguns detalhes do que viu na região. “Não deram três horas da nossa visita, e fomos olhar a lente da câmera da pessoa que estava nos acompanhando para fazer fotos. Foi visível a quantidade de grãozinhos pretos na lente, ou seja, aquela poluição está 24 horas prejudicando aquelas famílias”.

Marcelo Messias fez registros sobre o Córrego do Oratório. “Outra coisa que me chamou a atenção foi a quantidade de espuma. Para mim dá para identificar que são produtos químicos caindo na água e que não está tendo o tratamento adequado. Muito preocupante”.
Requerimentos

Com base nas informações coletadas na diligência, a CPI aprovou oito requerimentos na reunião desta tarde. Os documentos solicitam informações à Fundação ABC, organização social de saúde que administra UBSs (Unidades Básicas de Saúde) na região da zona leste, relacionadas à reclamação de moradores sobre a falta de médicos e a demora no agendamento de consultas.

Há, também, entre os requerimentos, pedidos de informação à CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e à Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, foram aprovados convites para os secretários ou representantes das pastas de Saúde da capital paulista e do Estado de São Paulo e da Supervisão Técnica de Saúde São Mateus.

Denúncias

É importante ressaltar que a CPI da Poluição Petroquímica tem um canal específico para coletar contribuições e manifestações das pessoas que vivem nos bairros do entorno do complexo industrial que sofrem consequências da poluição, com o objetivo de subsidiar as investigações da Comissão.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.