Vendas crescem 2,4% na primeira quinzena de setembro, informa ACSP

0
944

Números preliminares da ACSP indicam que Semana do Brasil, liberação do FGTS e calor despertaram o interesse do consumidor, especialmente, para compras de vestuário


O movimento de vendas do varejo paulistano subiu em média 2,4% na primeira quinzena de setembro, em relação ao mesmo período de 2018, de acordo com o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Com o mesmo número de dias nos dois períodos (12 dias), a alta foi puxada pelas transações à vista, registradas pelo Indicador do Movimento de Cheques (ICH), que cresceram 4%, enquanto as vendas a crédito cresceram 0,8%, de acordo com o Indicador do Movimento de Comércio a Prazo (IMC), que basicamente contabiliza vendas de móveis e eletrodomésticos.

Para a ACSP, o consumidor segue cauteloso com as vendas parceladas, pois o desemprego ainda alto desanima os consumidores, que preferem ter uma reserva.

“Entretanto, por curiosidade, a variação dessa mesma quinzena em 2018, foi de apenas 0,6%. Portanto, esse crescimento de 2,4% é muito significativo para um mês que é considerado o segundo mais fraco para o comércio paulistano”, diz Emílio Alfieri, economista da ACSP.

Alfieri explica que mesmo sendo preliminar, a medição de 2,4% já é melhor que a média de janeiro – agosto, que foi de 1,8%. Essa melhora veio devido ao crescimento da categoria de roupas, calçados, acessórios e objetos de uso pessoal.

O economista destaca os itens ligados à estação, como os de primavera/verão e praia. Ele cita que os dois finais de semana desta primeira quinzena registraram alta no fluxo de veículos para o litoral.

Para a entidade, as promoções dos comerciantes referentes à Semana do Brasil também podem ter contribuído para esses valores. O comércio popular de rua apostou em ofertas e descontos. Além disso, a liberação dos saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) só ocorreu no dia 13/9, quase no fechamento da quinzena. Por essa razão, a expectativa é de que ao longo do mês, esses números possam melhorar.

VARIAÇÃO MENSAL

Na comparação com as duas primeiras semanas de agosto, o comércio da capital paulista caiu 5,7% em setembro. A redução se deu pelo desempenho do sistema à vista (-17,8%). No entanto, o economista indica que se trata de um desempenho sazonal, uma vez que em agosto, as vendas foram impulsionadas pelo Dia dos Pais. Já no sistema a prazo, houve alta de 6,5%.

O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP com amostra fornecida pela Boa Vista SCPC.


FALE COM A REDAÇÃO
Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.