Uma história impressa em Santo Amaro

0
34
Crédito: Giovanna Bicalho

Jornal acompanha o desenvolvimento do bairro há mais de seis décadas, registrando acontecimentos, memórias e transformações da região

Em 2026, a Gazeta de Santo Amaro celebra 66 anos de história. Fundado no dia 1º de janeiro de 1960, pelo Dr. Armando da Silva Prado Netto, o jornal do bairro nasceu com o objetivo de noticiar a região e colocar em evidência as demandas locais, muitas vezes esquecidas pela grande imprensa.

São mais de seis décadas de publicação, o noticiário semanal viu o distrito crescer e se desenvolver. Acompanhou os grandes acontecimentos do território e esteve sempre ao lado dos moradores e comerciantes santamarenses que se veem representados nestas páginas.

Semana após semana, o jornal foi se empilhando na história do bairro e gerando números astronômicos. São mais de três mil edições, cerca de 130 mil quilômetros de páginas, três gerações contempladas pela Gazeta de Santo Amaro e uma região que tem boa parte de sua trajetória retratada por um dos jornais locais mais antigos da cidade.

Na década de 2010, quando o Dr. Armando deixou a direção da Gazeta e a família Rodrigues assumiu a frente do folhetim formando o Grupo Sul News, os irmãos Rafael Henrique Rodrigues e José Carlos Rodrigues se depararam com um acervo que precisava vir ao conhecimento do público.

“Desde que assumimos a Gazeta vimos que esse acervo era algo muito interessante para os leitores conhecerem e agora, finalmente, estamos conseguindo levar para a população conhecer e ver a história da Gazeta, do bairro e da cidade. Sempre vemos pessoas que se surpreendem com o jornal ainda existir, que tem uma história de vida com a Gazeta, como aprender a ler com jornal, ou de ex-funcionário, pessoas que saíram em matérias”, conta Rafael, diretor licenciado do Grupo Sul News.

O diretor se refere à exposição itinerante “Gazeta de Santo Amaro – Fragmentos da Nossa História”, que foi lançada em 2025 e levou às festas de bairro da região, como o Maifest, Brooklinfest e a Festa das Nações da Paróquia de Sant’Ana, um Mídia Truck com arquivos desde 1960 para que o público pudesse folhear. Também foi apresentado um tabloide com matérias antigas publicadas na Gazeta e que foi distribuído em cada uma das festas.

Para celebrar este aniversário, trazemos algumas notícias que foram impressas no tabloide para que, você leitor, possa conhecer também essa história e embarcar conosco nesta viagem no tempo…

Centro de Saúde: Desde 1959 o Povo Espera Mudança Para o Novo Prédio  

Desde 1959 que o povo santamarense espera a transferência do Centro de Saúde local para o novo prédio (em construção desde 1957) situado à esquina da avenida Adolfo Pinheiro com a rua Gal. Carneiro.

A necessidade de tal mudança foi focalizada, plena e oportunamente, em diversas reportagens deste semanário, sem resultado. De nada tem valido os anseios populares. Já em 10 de agosto de 1961 dissemos: “O Centro de Saúde de Santo Amaro, há quatro anos, ou seja, desde agosto de 1957, está instalado ‘provisoriamente’ na praça Dona Benta… Visitando o local tivemos oportunidade de observar precaríssimas instalações, daquele Centro, que trazem motivos de insatisfação para quantos dele precisam. Enquanto isso aguarda-se a inauguração do novo prédio à avenida Adolfo Pinheiro (programada para 1959).” Em várias reportagens abordamos fases distintas da construção e obras do novo edifício. E, hoje, passado tanto tempo, a situação é a mesma. O absurdo, porém, é que razões cessadas, conforme opinião reinante entre o povo, atravancam uma obra que é da máxima importância para o público.

POLIO: VACINAÇÃO PERMANENTE

A respeito da poliomielite o dr. Roque Valente informou que doses de vacina sabin estão permanentemente à disposição, de todos os pais que desejem vacinar seus filhos contra o mal da paralisia infantil.

“E não é só a vacina sabin, mas qualquer outro tipo de vacina que se faça necessário.” Para tanto basta que os interessados se apresentem e solicitem” — afirmou.

CENTRO DE SAÚDE PODE ORGULHAR-SE

O dr. Roque Valente, médico chefe do Centro de Saúde de Santo Amaro, declarou que mesmo com as condições inadequadas das instalações, aquele Centro de Saúde pode orgulhar-se do serviço que vem prestando à população santamarense. Falou também que certas pessoas reclamam, sem razão, porque, nenhum outro Centro de Saúde, em todo o Brasil, atende diariamente um número tão elevado de pacientes.

Informou que cada médico ali atende em média 150 pacientes por dia. Somente não são atendidos no mesmo dia aquelas pessoas que, examinadas, o médico as acha que podem esperar para outro dia. E isso quando não é possível atender no mesmo dia.

Afirmou também que semanas têm havido em que duas enfermeiras, sozinhas, aplicaram mais de duas mil injeções.

Sempre com a Gazetinha 

No ano de seu centenário – não se assuste, é isso mesmo – João Cantinelli vive muito bem. No Jardim Marajoara, aproveita o carinho de familiares, que adoram suas histórias. Muitas delas são sobre seus 60 anos em Santo Amaro, algumas abordando um jornal que sempre preocupou-se com a comunidade: a Gazetinha, como muitos chamam a Gazeta de Santo Amaro.

Cantinelli, que aniversariou em 14 de janeiro, conta que conheceu a Gazetinha logo que chegou a Santo Amaro, vindo de Campinas, após viver sua infância em São Simão – interior de São Paulo. Morando na rua Conde de Itu, além do futebol jogado no bairro, da banda de música, do sanfoneiro e, como a maioria dos jovens da época, dos bailes, lembra da dificuldade em saber o que acontecia no mundo. ‘A Gazetinha era uma das poucas fontes de informação da população santamarense, pois era entregue em casa. Naquela época era difícil conseguir até leite e pão, pois o bairro possuía pouco comércio e todos iam ao centro de São Paulo. “Imagine adquirir um jornal”, comenta.

Ainda hoje, o ex-telegrafista da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro sabe o que acontece na região. Mesmo não conseguindo enxergar corretamente as letras de um jornal, pergunta aos netos e filhos sobre as últimas notícias.

Casado por 57 anos, Cantinelli, hoje viúvo, diz: “Vivi meus melhores anos em Santo Amaro. Mesmo um pouco longe do bairro, e ainda feliz, vale relembrar os bons tempos.”

Novas instalações da UPA Santo Amaro são entregues e atendimento é ampliado

Unidade já está funcionando 100% em novo endereço e poderá realizar até 30 mil atendimentos por mês.

Na manhã da última quarta-feira (19/06), aconteceu a entrega das novas instalações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Amaro, que pertence a Supervisão Técnica de Saúde (STS) Santo Amaro/ Cidade Ademar. A unidade, que antes estava localizada na Rua Dr. José Sylvio de Camargo, agora passa a realizar os atendimentos na Rua Promotor Gabriel Netuzzi Perez, 41, cerca de 400 metros do antigo endereço. O novo espaço foi aberto ao público na quinta-feira, 20 de junho.

O evento de entrega da UPA contou com a presença do Prefeito Ricardo Nunes, do Secretário de Saúde Luiz Carlos Zamarco, de vereadores como Marcelo Messias, Eli Teruel, Rodrigo Goulart, Janaina Lima e da da subprefeita da região Thamyris Nagell.

A UPA foi inaugurada em 2018 pelo então prefeito Bruno Covas, estava alocada em um prédio de 2 mil metros quadrados, realizando 20 mil atendimentos por mês 24 horas por dia e contava com uma equipe de 420 funcionários. No entanto, o antigo prédio limitava um pouco o trabalho na unidade, com salas apertadas, junção de especialidades no mesmo ambiente e apenas 30 leitos hospitalares.

Com isso, a prefeitura repensou o espaço e trancou, não só com um plano de melhoria, mas também de ampliação dos serviços. “A UPA Santo Amaro foi inaugurada com previsão para atender 15 mil pessoas, mas que estava atendendo 20 mil. A gente dá um passo muito importante com a ampliação desse equipamento”, contou o prefeito Ricardo Nunes durante cerimônia de entrega do novo prédio.

A nova instalação seguirá aberta 24h, mas agora funcionará em um prédio de 3 mil metros quadrados, que dará dinamismo para a equipe médica. Também passa a ter 40 leitos e poderá realizar até 30 mil atendimentos por mês. Claro que para ter esse aumento, também foram feitos investimentos em pessoal e agora o quadro de funcionários passará a contar com 620 colaboradores.

A UPA também contará com um ‘miniLab’, um laboratório que dispõe de equipamentos compactos e automatizados, permitindo a realização de exames diretamente na unidade. Segundo o Secretário de Saúde do município, Luiz Carlos Zamarco, com o ‘miniLab’ os resultados de exames poderão ficar prontos em até 20 minutos.

O gerente médico da UPA, Dr. Alexandre Dias de Castro complementa, “Agora contamos com a especialidade de cirurgia geral 24h por dia, que irá realizar atendimentos que antes eram feitos em parceria entre clínica médica e ortopedia. Com isso a gente centraliza em um profissional mais capacitado”, diz.

Por Giovanna Bicalho


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.