Turma do CAPS Cast Gato Preto realizou visita ao Complexo Hospitalar Juquery

0
62
Turma do CAPS Cast Gato Preto em visita ao Complexo Hospitalar Juquery. Créditos: Divulgação

Passeio proporcionou visita ao Museu de Arte Osório César e roda de conversa

CAPS Cast Gato Preto é um podcast (série de áudios ou vídeos disponibilizados online), que mostra a vivência de uma pessoa com transtorno mental de um ponto de vista diferente, o do paciente. Diferente das demais fontes de informação, que colocam um especialista para falar sobre um determinado transtorno, neste cast, quem fala são as pessoas que convivem com o transtorno.

O podcast surgiu dentro do Coletivo Gato Preto, um grupo terapêutico do CAPS AD II Santo Amaro, o Centros de Atenção Psicossocial, que atende e cuida da saúde mental da população no SUS. Durante a pandemia, o coletivo tornou-se uma oficina de podcast com o intuito de levar o grupo para quem não podia comparecer às reuniões. O coletivo é coordenado pelo psiquiatra Dr. Fábio, conhecido como “Ciclista” nos episódios, e tem a companhia de outros personagens como a Morena, o Jogador, a Lua, a PI e Nuvem.

Na última quarta-feira (15), a turma do podcast realizou uma visita ao MAOC – Museu de Arte Osório César, no Complexo Hospitalar Juquery, em Franco da Rocha, um dos maiores hospitais psiquiátricos do Brasil. O museu apresenta trabalhos manuais dos antigos internos e a turma teve a oportunidade de visitar obras de diversos momentos da história dos pacientes que passaram pelo hospital desde os anos 50.

A visita teve a orientação e relato da museóloga Michele, que explicou o significado de algumas obras, as várias épocas do hospital e até o momento da superlotação, em que o complexo de saúde chegou a ter mais de 15 mil internos.

O dia de visita ainda contou com uma roda de conversa com o escritor Daniel Navaro Sonim, um dos autores do livro Capa Branca: de funcionário a paciente de um dos maiores hospitais psiquiátricos do Brasil, que traz a história de Walter Farias, ex-funcionário que se torna paciente do Complexo Psiquiátrico do Juquery na década de 70.

A sessão de conversa foi um momento para o esclarecimento de dúvidas com convidados locais. Uma gravação foi realizada para ser exibida no próximo episódio do CAPS Cast.

A visita teve o apoio da Subprefeitura de Santo Amaro, que ofereceu VANS para o transporte de todos.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.