Sustentabilidade está em cada detalhe do Shopping Parque da Cidade

0
1309

Localizado no Complexo Parque da Cidade, que tem 62 mil m² de área com 10 edificações comerciais e residenciais e uma área verde de 22 mil m², toda a sua construção foi idealizada e realizada para economizar água e energia


Por: assessoria de imprensa Shopping Parque da Cidade

O Shopping Parque da Cidade é diferente de todos os outros shoppings de São Paulo e do Brasil por várias razões. Uma delas é que ele é sustentável. Localizado noComplexo Parque da Cidade, que tem 62 mil m² de área com 10 edificações comerciais e residenciais e uma área verde de 22 mil m², toda a sua construção foi idealizada e realizada para economizar água e energia e gerar menos impacto ambiental, a partir das melhores tecnologias e práticas globais. Assim, é um lugar que traz bem-estar e contato com a natureza em plena cidade de SP.

Dentro do shopping, o cliente se sente como se estivesse em um parque, já que o local tem áreas verdes que abrigam mais de 10 espécies de plantas originais da Mata Atlântica, entre elas: Flor de Maio, Palmito Jussara, Pitangueira, Palmeira Petrópolis e Jabuticabeira. Além disso é um ambiente aberto, claro e agradável, com grandes janelas que valorizam a luz natural.

“Trouxemos ao Brasil o conceito de life center, que surgiu em grandes cidades dos EUA e de países da Europa e Ásia, aliando características de shopping (lojas, serviços e entretenimento com segurança e praticidade) e de parque (local arborizado, tranquilo e sustentável, com áreas verdes). Isso acompanha um novo comportamento do consumidor, que busca propósito, experiência e consciência na hora de comprar”, conta Francisco Pereira, superintendente do empreendimento.

Por causa de todas as suas práticas ambientais, o Shopping Parque da Cidade é o único shopping do país com certificação LEED nível Gold, do United States Green Building Council, concedido a empreendimentos capazes de impactar positivamente seu entorno. Pelos corredores do shopping, tapumes estampam a campanha “Você sabia?”, detalhando para os visitantes todas as práticas do shopping em defesa do meio ambiente e chamando atenção para a importância das pessoas saberem conviver e preservar, a partir da ideia de que a sustentabilidade é um objetivo a ser conquistado nos detalhes de cada dia. 

Conheça as iniciativas sustentáveis do Shopping Parque da Cidade:

  • Telhado verde: Deixa o ambiente mais agradável e saudável porque ajuda a controlar a umidade do ar dentro do shopping, protege contra altas temperaturas no verão e mantém a temperatura interna no inverno. E para toda a cidade e para o meio ambiente, o telhado verde é importante porque diminui a poluição, economiza energia (por reduzir gasto com ar condicionado) e absorve 30% da água da chuva, reduzindo a chance de enchentes. Também melhora o isolamento acústico da edificação porque a vegetação absorve e isola ruídos.
  • Coleta de lixo a vácuo com atecnologia sueca ENVAC, inédita no Brasil. Os resíduos são coletados por dutos subterrâneos e viajam a 80km/h para uma central que os direciona para descarte, evitando contaminação. O sistema reduz a quantidade de rejeitos encaminhados para aterros e o número de viagens de caminhões de lixo. Presente em grandes cidades do mundo como Barcelona, Estocolmo e Londres, o sistema tem tubulações que automaticamente coletam e transportam resíduos para a compactação e a reciclagem adequadas, promovendo o descarte ambientalmente correto dos rejeitos de maneira silenciosa, segura e sem odor.
  • Uso de produtos e sistemas de limpeza sustentáveis, que não agridem o meio ambiente e são até mais eficazes. A tecnologia usa geradores de ozônio em substituição ao cloro e é 3 mil vezes mais rápida e 35 vezes mais potente na eliminação de germes e bactérias. Ao mesmo tempo, equipamentos convertem eletricamente água e sal em uma solução ionizada (que substitui produtos químicos convencionais). 
  • Economia de água. O sistema a vácuo dos mictórios e sanitários utiliza apenas ¼ da água das soluções convencionais, o que garante a economia de mais de 1 milhão de litros por ano.
  • Meios de transportes sustentáveis. O shopping incentiva o uso de bicicleta, que faz bem para a saúde das pessoas e ajuda a aliviar o trânsito e a poluição da cidade. Oferece um bicicletário em seu estacionamento subsolo e, anexo a ele, um vestiário com chuveiro para comodidade do usuário.
  • Pontos de recarga gratuita para carros elétricos e híbridos no 2º subsolo, nas vagas exclusivas.
  • Economia de energia: Grandes janelas valorizam a luz natural.Vidros com baixa absorção de calor ajudam a minimizar a temperatura interior, diminuindo a necessidade de uso frequente do ar condicionado, economizando energia. Os equipamentos de ar condicionado foram escolhidos pela sua eficiência, atendendo critérios da certificação LEED.
  • O solo do terreno passou por melhorias e remediação para liberação de uso e construção levando em conta a preservação do extenso espaço verde ao redor. O projeto do shopping está inserido em uma área industrial. O empreendimento está requalificando esse espaço em um passivo ambiental, ou seja, transforma o local para uma vida sustentável, levando em conta o impacto no entorno.      
  • Em todos os pisos do shopping, o mobiliário com peças exclusivas, de madeira maciça e certificada, ressalta como a destinação adequada e sustentável de troncos vegetais pode resultar em peças decorativas e confortáveis, respeitando a natureza.

FALE COM A REDAÇÃO: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.