Subprefeito de Parelheiros destaca avanços em infraestrutura, meio ambiente e turismo

0
26
Subprefeito de Parelheiros Marco Antonio Furchi - Crédito: Antônio Rufino

Marco Antonio Furchi aponta melhorias na região e reforça compromisso com desenvolvimento sustentável no extremo sul

A região de Parelheiros, que inclui também o distrito de Marsilac, ocupa 360,6 km² e abriga mais de 165 mil habitantes, grande parte em área de preservação ambiental. À frente da Subprefeitura desde 2019, o engenheiro Marco Antonio Furchi conduz uma gestão voltada à infraestrutura, regularização fundiária e valorização do território. Em conversa com o Grupo Sul News e a revista Ideias da Sul para o projeto de entrevista com os subprefeitos da Zona Sul, ele contou um pouco sobre como tem sido o trabalho da gestão.

“Nosso objetivo é recuperar o atraso histórico e melhorar o IDH local, o mais baixo da cidade. Graças à gestão Ricardo Nunes e ao apoio de vereadores e do Governo do Estado, conseguimos grandes avanços”, destaca Furchi.

Entre as ações, estão o recapeamento de mais de 600 ruas, melhorias em saneamento, transporte e iluminação pública, além da regularização de bairros como Vargem Grande, hoje 100% pronto para receber os títulos de propriedade. Outro destaque é a canalização do Ribeirão Caulim, um dos córregos que abastecem a Represa Guarapiranga. O projeto inclui soluções sustentáveis e a criação do Parque Linear do Ribeirão Caulim, com áreas esportivas e espaço de lazer para a população.

Além das obras, a Subprefeitura tem investido em planejamento urbano e integração regional. Furchi explica que o objetivo é desenvolver Parelheiros de forma equilibrada, conciliando crescimento com preservação ambiental. “Estamos em uma região que produz parte da água que abastece São Paulo. Por isso, é essencial investir em infraestrutura sem agredir o meio ambiente, garantindo o futuro das próximas gerações”, afirma o subprefeito.

Na saúde, Parelheiros conta com uma UPA e um hospital de referência, que possui uma das melhores UTIs neonatais da cidade. Na área social, cerca de 30 programas atendem famílias, idosos e crianças em situação de vulnerabilidade.

O subprefeito também aposta no turismo sustentável como vetor de desenvolvimento. “Reativamos o CONGETUR e estamos fomentando o turismo da astronomia. Parelheiros tem baixa poluição luminosa e pode se tornar referência nesse segmento”, ressalta.

Apesar dos desafios logísticos em regiões distantes, Furchi reforça o compromisso da gestão: “Não importa se são dez pessoas ou mil, todos têm direito à infraestrutura e mobilidade”, finaliza.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.