Subprefeito da Capela do Socorro fala sobre desafios, meio ambiente e potencial turístico da região

0
38
Subprefeito de Capela do Socorro Antonio Aparecido Cardoso

Gestor de Capela do Socorro defende aproximação com moradores, ações ambientais e projetos de turismo

Dando sequência à série de entrevistas promovida pelo Grupo Sul News e Revista Ideias da Sul com os subprefeitos da Zona Sul, o destaque desta semana foi Antonio Aparecido Cardoso, conhecido como Toninho, atual subprefeito da Capela do Socorro.

Nascido e criado no Parque Figueira Grande, no M’Boi Mirim, Toninho tem 57 anos, é casado, pai de dois filhos e formado em eletrônica industrial. Com mais de três décadas de atuação no cooperativismo, presidiu cooperativas de transporte e participou da Comissão de Cooperativismo da OAB-SP. Agora, aceitou o convite do prefeito Ricardo Nunes para assumir a Subprefeitura da Capela do Socorro, uma das mais populosas da capital, com mais de 130 km² de área, marcada por zonas de mananciais e intensa restrição ambiental.

“Vivi todo este tempo na periferia. Não é um lugar novo pra mim, e isso facilita bastante. Nosso objetivo é aproximar a população do poder público”, afirmou Toninho, que está há pouco mais de 50 dias no cargo.

Entre os principais desafios da gestão, ele destaca o enfrentamento ao descarte irregular de lixo e as ocupações ilegais. “Estamos limpando os pontos críticos e buscamos apoio da população para denunciar. Sabemos que há esquemas lucrativos por trás disso”, disse. Sobre a fiscalização, reforça a intenção de articular ações com órgãos competentes e estuda o uso de ferramentas como o Smart Sampa, embora ressalte a dificuldade de aplicá-las em áreas isoladas.

Além da atenção às demandas urbanas, Toninho aposta na valorização do ecoturismo como vetor de desenvolvimento sustentável. Cita a Ilha do Bororé como exemplo de espaço com grande potencial, ainda pouco explorado. Para ele, a criação de projetos educativos e de capacitação profissional voltados ao turismo ecológico pode gerar emprego, renda e preservar o meio ambiente. “São Paulo precisa conhecer essa parte da cidade”, afirmou.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.