Unidade traz shows, dança, oficinas e aulas abertas para toda a família durante o mês de carnaval
Com uma programação variada e gratuita, o Sesc Santo Amaro conta com uma série de atrações envolvendo música, dança e atividades infantis que permeiam o tema Carnaval. Em dança, o Grupo Cachuera traz o espetáculo N’Goma me Chamou: O Tambores do Sudeste (Dia 3/2) com uma apresentação de cortejo do Congado com cânticos e toques de tambores. Também haverá aulas abertas Ritmos Carnavalescos (De 10 a 12/2) e Pélvika (Dia 13/2).
Para as crianças, a Cia. Liquidificador mostra o espetáculo Carnaval Dell’Arte (Dia 4/2) com Pierrot, Arlequim e Colombina, personagens populares do carnaval. O Bloco Zigzaguiá coloca em cena Balancê (Dias 10 e 12/2), uma viagem pelos principais ritmos carnavalescos do país: marchinhas, samba reggae, maracatu, frevo e samba enredo. As crianças ainda podem conhecer os instrumentos utilizados e as danças de cada um.
De 10 a 13/2, os pequenos também podem participar de oficinas: Máscaras, Criação de Estandarte de Carnaval, e Adereços de Carnaval. Baile da Cris Barulins (Dia 11/2) é um show de Carnaval para toda a família com canções do CD Planeta Peteca, como Sopão da Bruxa e Piu piu canta o passarinho. A Trupe Pé de Histórias convida toda a turma pra dançar ao som de canções infantis cheias de confetes e serpentinas em Bailinho de Carnaval.
A música se mostra como a protagonista durante o Carnaval na Unidade. O duo Bicudos (Dia 9/2), formado pelos multi-instrumentistas Grazi Pizani e Pedro Moreira, apresenta um repertório especial para a data festiva. A dupla de trompete e trombone se formou em 2019, com o objetivo de tocar músicas instrumentais e populares. Porém, no ano seguinte, os músicos começaram a utilizar a voz também no trabalho.
O Núcleo Batuntã é responsável por Arrastão Musical (Dia 10/2), espetáculo musical de rua inspirado nos desfiles dos blocos e cortejos populares. O grupo apresenta composições sobre ritmos como maracatu de baque virado, samba-reggae, baião e funk. Já o Bloco Filhos do Gil (Dia 10/2) traz uma experiência de imersão na cultura da música de Gilberto Gil com toda a animação de um dos blocos de Carnaval mais amados de São Paulo. O repertório traz clássicos como Sítio do Pica Pau Amarelo, Palco, Estrela, Xodó e muitas outras.
A banda Eureka (Dia 11/2) mostra temas do carnaval de New Orleans, cidade considerada o berço do Jazz nos Estados Unidos, com fusões das marchinhas do carnaval tradicional, como sambas e marchinhas. O Bloco Vrá Power (Dia 11/2) faz um misto de músicas carnavalescas com a baianidade do axé, a malandragem do samba, a malemolência do arrocha, a energia do frevo, o baião, e a quebradeira do funk.
Outro destaque fica por conta da banda Garga Groove Gang que faz uma jornada musical pelo universo das composições dos cantores Tim Maia e Jorge Ben Jor em ritmo de Carnaval na Festa do TimBenjor (Dia 12/2). O Bloco Percussivo Orquestra Rural (Dia 13/2) reúne marchinhas, sambas e ijexás, reverenciando reis e rainhas da África, sua cultura e expressões artísticas. O Bloco do Fuá (Dia 13/2) leva a cultura popular brasileira com muita irreverência, alegria, crítica social e política.
Encerrando o mês, o Grupo Estamos Aí apresenta Samba, Histórias e Lutas (Dia 24/2), que revela o paradoxo entre as angústias e revoltas presentes nas letras das canções, com a alegria e a descontração que caracterizam o samba. No repertório, estão clássicos como Canto das três raças, Barracão de zinco, Saudosa maloca, Apesar de você, Onde está a honestidade?
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br