Sesc Interlagos realiza mostra de espetáculos que se conecta com grupos de teatro da zona sul de São Paulo

0
13
Peça Mulher de Retratos - Crédito: Carol Leone

Os coletivos apresentam peças que abordam a mulher como tema central, manifestações populares brasileiras, além de histórias do Grajaú e da represa Billings

Reconhecendo o potencial artístico da cena teatral da zona sul de São Paulo, o Sesc Interlagos celebra 50 anos com a Mostra de Artes Cênicas das Margens Sul. A programação reúne espetáculos, show e intervenção de coletivos que vivem e resistem nas bordas da capital paulista. As atrações acontecem nos dias 25 e 26 de outubro, sábado e domingo, e fazem parte do projeto INTERLAGOS 50+, que engloba shows, oficinas, feiras e ações festivas.

A mostra é um espaço de ocupação e transformação, onde os grupos teatrais reivindicam o direito à arte, ao território e à visibilidade. Os espetáculos perpassam por temas que envolvem a mulher como foco principal, narrativas de migrantes, manifestações populares brasileiras de matrizes africanas, indígenas, histórias do Grajaú e represa Billings.

A Cia. Teatral Enchendo Laje & Soltando Pipa encena Mulher de Retratos (Dia 25/10. Sábado, 15h), que homenageia a trajetória de Nalva Maria, matriarca do Grajaú e fotógrafa pioneira. O coletivo ainda ministra a oficina Cartografando Histórias: Memórias de uma Grajaú Matriarca (Dias 3 a 24/10. Sextas, 14h às 17h), uma atividade que propõe um mergulho em memórias coletivas do Grajaú.

O Núcleo Pele de Teatro apresenta Na Beira da Imensidão (Dia 25/10. Sábado, 16h), uma montagem que faz um mergulho nas profundezas da Represa Billings, no Grajaú. Outra atração é o Coletivo 011 que faz sessão de Todos São Paulo (Dia 26/10. Domingo, 15h). A obra conta e narra histórias que se passam nos caminhos, linhas de trem e vidas dos moradores da cidade de São Paulo.

Já o espetáculo Pro Mundo Virar (Dia 26/10. Domingo, 14h), da Cia. Madeirite Rosa, utiliza uma integração lúdica de teatro, dança, música e poesia. Encerrando a mostra, Clarianas realiza o show Xirê (Dia 26/10. Domingo, 16h), o primeiro álbum do grupo, com cantos de domínio público, dedicados exclusivamente aos Orixás, e as canções se baseiam nas pesquisas do escritor e musicólogo Mário de Andrade.

A Mostra de Artes Cênicas das Margens Sul também tem a intervenção Cameloas (Dias 25 e 26/10. Sábado e domingo,das das 14h às 17h) com Pedra Rubra. Uma Instalação acolhedora voltada a mulheres, oferecendo espaço de escuta, descanso e atividades artísticas manuais que formam um painel coletivo.

Serviço:

Sesc Interlagos

Endereço: Avenida Manuel Alves Soares, 1100 – Parque Colonial

De quarta a domingo e feriados, das 9h às 17h

Estacionamento: R$ 17,00 com credencial plena e R$ 34,00 sem credencial


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.