Testes PCR deram resultado negativo, portanto, todos os carrapatos coletados não eram portadores da bactéria Rickettsia Rickettsii
A Secretaria do Meio Ambiente e Verde (SeMAv), através dos departamentos de Zoonoses e Vigilância Sanitária, iniciou uma campanha informativa esta semana no entorno da represa, alertando sobre a presença de carrapatos nas áreas verdes do município; represas, parques públicos, praças, canteiros etc.
Depois da fixação de avisos/banners nas entradas do Parque da Barragem no dia 25 de outubro, apareceram muitas mensagens alarmantes sobre este assunto em diversos grupos de Whatsapp ligados à represa. Algumas destas mensagens foram encaminhadas para a direção da SeMAv, estes que retornaram e informando que não há nenhum caso notificado nesse DA.
Considerando a nossa situação, a presença de capivaras e carrapatos é um fato notório e que já foi comunicado anteriormente, pois monitoramos a situação há anos, através de testes regulares de PCR de exemplares encontrados.
Todos os exames de PCR realizados, deram resultado negativo, portanto, todos os carrapatos coletados não eram portadores da bactéria Rickettsia Rickettsii. Os locais com maior concentração foram identificados durante os levantamentos, são além dos gramados sociais, nas áreas periféricas do clube na vegetação silvestre na beira da represa.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br