Vereadora tem trabalhado em prol de projeto que levem mais saúde a população
A cidade de São Paulo, assim como todos os grandes centros urbanos do país e do mundo, tem registrado volume crescente de demandas nas áreas da saúde, educação, transporte e habitação. As iniciativas para suprir carências desses setores estão entregues aos executivos municipais.
A área da saúde, em particular, registra grande procura em São Paulo e foi a mais acessada durante a pandemia. Paralelamente às ações do executivo, exigem iniciativas de vereadores com atuação marcante na saúde.
No levantamento das realizações do primeiro semestre de 2024, a vereadora Janaína Lima (PP) destaca-se com um grande volume de ações desenvolvidas no setor da saúde. A ênfase vai para iniciativas como o Fórum da Saúde realizado em Santo Amaro, que deu origem ao primeiro Centro de Tratamento do Transtorno do Espectro Autista, na capital, também podemos citar a realização do seminário sobre Síndrome Alcoólica Fetal, que afeta o desenvolvimento do feto durante a gestação, e o evento sobre feridas que aconteceu em parceria com os profissionais do Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo).
Entre as demais iniciativas da vereadora, ainda há leis e projetos de leis como: o que garante às mulheres realização de check-up para alerta de prevenção de doenças, a lei que criou o Programa de Prevenção à Gravidez Precoce, incentivo ao planejamento familiar, a que instituiu programa educacional de resistência às drogas e à violência; a que cria campanhas de conscientização da depressão infantil e na adolescência; o que garante a distribuição gratuita pelo SUS de medicamento a base de Canabidiol, e o que possibilita pesquisa para conhecimento científico sobre Canabidiol; o que autoriza o poder executivo a criar centro de referência para tratamento de pessoas com deficiência e o que garante a totalidade de atendimento médico na cidade de São Paulo.
A vereadora destacou o aumento no número de exames pré-natal e acompanhamento médico, por ações previstas na lei que criou o Marco Legal da 1ª Infância. Essa conquista permitiu ações inovadoras como a realização de cirurgias intrauterinas pelo SUS. Através do seu trabalho conseguiu destinar recursos para a compra de vacinas na pandemia. Tendo a saúde como prioridade, Janaína avalia que a continuidade de projetos destinados à saúde do paulistano é uma necessidade que o poder público precisa dar cada vez mais atenção.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br