São Paulo será a primeira cidade do Brasil a usar sistema inovador de recarga para ônibus elétricos

0
1
Novos sistemas de carregamento dos ônibus elétricos serão implantados em até 90 dias - Crédito: Divulgação/Prefeitura de SP

Concessionárias das zonas Sul e Oeste são as primeiras a contar com a tecnologia BESS

A Prefeitura de São Paulo deu, na quinta-feira (18), mais um passo importante para a ampliação da frota de ônibus movidos a energia limpa, com a permissão para que as empresas concessionárias possam fazer a instalação dos seis primeiros sistemas BESS (Battery Energy Storage System) em garagens da cidade. A tecnologia, inédita no país, permite armazenar energia e recarregar os veículos em menor tempo e não terá custos para a administração municipal.

Conforme a anuência técnica da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e da SPTrans, a implantação ficará a cargo da Huawei (empresa chinesa fornecedora do equipamento) e ao grupo Matrix Energia, responsável por todo o investimento em capital e infraestrutura. Os sistemas serão instalados em até 90 dias nas garagens da A2 Transportes (na Zona Sul), que receberá dois equipamentos e Auto Bless (na Zona Oeste), que contará com quatro.

Sistema BESS

Na prática, o BESS funciona como um power bank, que armazena a eletricidade ao longo do dia para liberá-la rapidamente no horário de recarga da frota de ônibus elétricos. A energia armazenada é controlada por meio de uma plataforma digital, que permite que as concessionárias façam a distribuição e o consumo de forma mais eficiente. Além disso, as concessionárias de ônibus podem monitorar em tempo real o desempenho e o uso energético em suas garagens. A solução ainda permite o carregamento dos ônibus elétricos por um período adicional de até três horas, uma vez totalmente carregadas as baterias, em casos de interrupções de fornecimento de energia elétrica.

O modelo já é usado com sucesso na China e em outros países, e foi anunciado pelo prefeito após visita ao centro de pesquisa da Huawei, em Xangai. Esta inovação amplia a capacidade das concessionárias para recarga dos ônibus elétricos à bateria e fortalece a infraestrutura necessária para expansão da frota.

Cada módulo fornecerá 4,5 MWh de energia elétrica e juntos, os seis equipamentos têm capacidade de carregar 120 ônibus em apenas um ciclo, ampliando a infraestrutura de recarga da cidade.

Com a implantação do BESS nas garagens de ônibus da cidade, a Prefeitura de São Paulo avança mais uma vez no Programa de Metas, que prevê a substituição gradual da frota a diesel por ônibus elétricos, reforçando o compromisso da cidade com a sustentabilidade e a redução das emissões de poluentes.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.