Tradicional mercado de Santo Amaro terá show da banda Mandrake neste sábado
O Santo Mercado é praticamente um ponto turístico de Santo Amaro, sendo considerado ponto essencial de visitação para quem vem conhecer a região. Os santamarenses também têm um carinho especial pelo espaço, considerando-o como aquele lugar de conforto e afeto, seja para um almoço, um happy hour, às compras de casa ou até mesmo um passeio.
A história desse lugar tão sagrado para os locais atravessa os tempos e gerações e remota ao ano de 1827, quando foi fundado o Mercado Municipal de Santo Amaro, um lugar de comprar que servia para atender a alta demanda de abastecimento da região e assim potencializar o seu desenvolvimento.
Em 1958, o mercado mudou-se para novas instalações, onde permanece até a primavera de 2017, quando tem sua estrutura comprometida por um incêndio. Essa tragédia é até hoje lembrada por lojistas e frequentadores do mercado que lembram do episódio com tristeza, mas também resiliência de quem atravessou naquele difícil momento.
Após o incêndio, o Santo Mercado ficou fechado por cinco anos enquanto passava por uma intensa reforma. Em dezembro de 2022, já concedido à iniciativa privada, foi reinaugurado agora com o nome Santo Mercado Professora Adozinda Caracciolo de Azevedo Kuhlmann, em homenagem a uma importante figura santamarense que se dedicou à educação e à inclusão de pessoas com deficiência.
Com a reestruturação, o local passou por uma ampliação e agora tem uma área total de 11.500 m², sendo quatro vezes maior do que a metragem anterior (3 mil m²). O design de toda a infraestrutura tem assinatura do Arquiteto de Varejos, Julio Takano, que é morador da região e fez questão de manter as referências do bairro no novo conceito de mercado.
Hoje o empreendimento conta com mais de 50 lojas de diferentes segmentos como gastronomia, hortifruti, empórios, cafeterias, bombonieres, peixarias, adegas, salão de beleza, espaço de massagem entre outros.
A coordenadora de marketing, Priscila Costa, junto do superintendente do Santo Mercado, Thiago Rabec, trabalham para preservar e manter viva essa história. Entre projetos como oficinas de gastronomia, encontro de grupos e tribos, shows e eventos pet friendly, que movimentam o espaço durante os finais de semana, buscam constante inovação e modernização para atrair o público e fazer com que mais pessoas conheçam o espaço. “Nós planejamos estar na rota turística de São Paulo, queremos que todo mundo passe por aqui e ninguém possa falar, não conhece o Santo Mercado. Queremos ser referência de passeio turístico, de almoço, de happy hour, é pra população de São Paulo e Brasil”, comentam.
Priscila ainda destaca o carinho que moradores e lojistas têm pelo mercado. “É incrível a relação que os santamarenses têm com esse espaço. Falam daqui com amor e a gente vê que mesmo quando é uma reclamação, não é com o sentido de ser ruim, mas de melhorar o mercado e torná-lo cada vez melhor e mais atrativo para o público”, completa.
Na última sexta (23), o Santo Mercado completou 128 anos, e para celebrar o empreendimento terá uma celebração especial neste sábado (24), com show da banda Mandrake fará uma apresentação no piso térreo, às 16h. A entrada é beneficente, com doação de alimentos não perecíveis.



Fotos: Victor Pontalti/Grupo Sul News
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br