Evento tradicional reúne gastronomia internacional e atrações culturais nos dias 30 e 31 de agosto na Praça Monsenhor Waldemar Marques Conceição
No próximo final de semana, mais especificamente nos dias 30 e 31 de agosto, Santo Amaro recebe a 33ª Festa das Nações da Paróquia de Sant’Ana, evento que tem história na região e é conhecido por celebrar os diversos povos e suas culturas, por meio da comida, arte e entretenimento, integrando toda a comunidade na percepção e valorização das diferenças.
A Festa das Nações faz parte do Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo, e acontece anualmente, há 35 anos (em 2020 e 2021, a festa não aconteceu devido a pandemia, por isso esta é a 33ª edição) no último final de semana de agosto. A celebração surgiu com o objetivo de homenagear Sant’Ana, a mãe de Nossa Senhora e avó de Jesus, e também para reunir os diferentes povos da região, levando em conta que Santo Amaro concentra imigrantes e descendentes de diversos países.
Cada edição conta com um tema e lema que guia a organização da festa. Neste ano, o tema “Peregrinos da Esperança” e o lema é “Unidos pelo caminho, fortalecidos pela esperança”. “Tanto o tema como lema estão direcionado ao ano jubilar, celebrando o Jubileu de 2025, um ano Santo, em que todos nós somos peregrinos da esperança, vamos em direção às famílias, buscar as famílias para a igreja para participar ativamente da vida em comunidade paroquial”, explica Carlos Magno Costa e Silva, que faz parte da coordenação da Festa das Nações.
O evento é uma ótima oportunidade para experimentar comidas diferentes e ver atrações culturais como danças típicas e apresentações musicais. Um dos destaques é a barraca da Correia com o Karaokê em que os visitantes podem entrar e soltar a voz. O Brasil também estará representado com a barraca que irá trazer receitas de milho em diversas variações. A novidade fica por conta dos cardápios em braille (sistema de leitura tátil para pessoas cegas) que estarão presentes em diversas tendas.
O Grupo Sul News também estará presente com a exposição itinerante “Gazeta de Santo Amaro – Fragmentos da Nossa História: 1960 – 2025”, que apresenta a trajetória de um dos jornais de bairro mais importantes da Zona Sul e leva o seu acervo para que o público possa conhecer melhor a história da região.
A 33ª Festa das Nações acontece sábado das 12h às 22h e domingo das 10h às 20h, na Praça Monsenhor Waldemar Marques Conceição. Entrada gratuita.
Serviço:
33ª Festa das Nações
Data: 30 e 31 de agosto
Horário: sábado das 12h às 22h e domingo das 10h às 20h
Local: Praça Monsenhor Waldemar Marques Conceição – Regina Badra e Rua Maria Maturano Batista
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br