Unidade na Rua Carlos Gomes permite abastecer carros elétricos em 20 minutos
Quem anda pelas ruas de São Paulo com um olhar mais atento para o trânsito já percebeu que a quantidade de carros elétricos vem aumentando. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP), em seis anos, a frota de veículos elétricos teve um crescimento de 1.278% no estado. Ou seja, os carros elétricos passaram de 4.307 unidades em 2019 para 59.354 até setembro de 2025.
Com isso, a procura por eletropostos também vem crescendo, e, apesar de ser mais fácil encontrá-los, às vezes ainda é preciso andar bastante para encontrar uma estação de recarga, especialmente as de carregamento rápido.
De acordo com a Tupi Mobilidade, plataforma que conecta usuários de carros elétricos a eletropostos, até fevereiro deste ano, eram cerca de 2.430 estabelecimentos com carregamento rápido em todo o país.
Uma dessas unidades é o eletroposto da AGS Recharge, localizado na Rua Carlos Gomes, 768, em Santo Amaro. A empresa, que tem atuação de mais de duas décadas no setor de telecomunicação, resolveu investir neste setor após o proprietário, Marcos Cristiano, adquirir um carro elétrico e ter dificuldades para encontrar eletropostos.
“Sou usuário de carro elétrico há cinco anos. Comprei na época em que a gasolina teve um aumento e, como uso bastante o carro, estava tendo um custo muito alto com combustível. Decidi testar um elétrico e passei a carregar em casa. Mas, em viagens, não tinha onde carregar o carro. Então veio aquela ideia: “Por que não montar um eletroposto?”. Comecei a ver valores, como funcionava, fiz alguns cursos, participei de feiras e vi a necessidade de que ninguém foi investir nisso porque o número de automóveis elétricos é muito pequeno. Quando eu comecei, não havia nem 1% de carros elétricos. Hoje, já tem 4% e vai aumentar mais”, conta Marcos.
Com o tempo e a demanda, a empresa precisou abrir mais uma unidade em Santo Amaro, o eletroposto no estacionamento do Boavista Shopping, localizado na Rua Borba Gato, 59. Enquanto a unidade da Carlos Gomes conta com três pontos de recarga, sendo dois deles ultrarrápidos, que carregam os veículos em apenas 20 minutos, a do shopping tem dois pontos de carregamento lento, uma boa pedida para clientes que precisam carregar enquanto fazem compras.
Toda a funcionalidade das estações é feita por meio do aplicativo TUPI, que cada usuário deve ter instalado no celular. Nos pontos de carregamento, basta escanear o QR Code, acessar o aplicativo, selecionar a forma de pagamento e o plugue a ser utilizado e o carregador é desbloqueado. Quem tiver dúvidas ou dificuldades pode ligar para o número 0800 disponível no eletroposto e receber todo o auxílio dos atendentes.
Conforme o empresário, as maiores dificuldades são de pessoas que ainda estão se adaptando ao uso da tecnologia dos aplicativos. Situações em que os atendentes conseguem ajudar com apenas uma ligação. Outra circunstância bem comum é com relação ao uso de conectores errados, com muitos clientes de carros híbridos tentando conectar o plugue de recarga rápida, que não é aceito por esse tipo de veículo.
Aqueles que buscam o eletroposto da AGS Recharge na Rua Carlos Gomes ainda contam com a vantagem de ter um melhor preço. “O ponto é meu, então consigo cobrar um pouco mais barato, já que não tenho gastos com aluguel. A média de preço na região é de R$ 2,20. Eu cobro entre R$ 1,79 a R$ 1,99”, fala Marcos sobre os benefícios do seu eletroposto, mas por muito pouco essa vantagem quase não aconteceu.
“Quando fui pesquisar para investir no negócio, tinha a intenção de instalar as estações de abastecimento em postos de gasolina. Mas os donos destes empreendimentos são muito resistentes e acham que isso vai acabar com a venda de combustível. Mas a verdade é que vai ampliar a fonte de renda. O carro elétrico é algo que não tem volta; não acho que os veículos a combustão vão acabar, mas teremos mais elétricos rodando e os usuários destes precisam de lugares para recarregar. Pensa que, além do valor da recarga, esses consumidores também podem acabar consumindo na loja de conveniência enquanto esperam a bateria carregar. Outra vantagem é que você só paga para a concessionária de energia aquilo que vender”, explica o empresário, que já trabalha nos planos de expansão da empresa.
“No dia em que abri o posto, fiquei com receio de não ter clientes. Ao longo do dia, apareceram duas pessoas que viram o endereço no aplicativo TUPI, onde os eletropostos são cadastrados. Desde então, a cada mês tenho um aumento no número de clientes. Hoje, estou recebendo cerca de 30% a mais de consumidores do que no último mês”, fala Marcos, que até o final do ano terá mais dois eletropostos na cidade.
Por Giovanna Bicalho
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