Ruas da Zona Sul são bloqueadas para obras neste fim de semana

0
427

Bloqueios e interdições acontecem no Brooklin, Campo Belo e Itaim Bibi. As intervenções no trânsito afetam também a Marginal Pinheiros e a operação da Linha 9-Esmeralda da CPTM


Para a continuação das obras da Linha 17-Ouro do Metrô, a partir das 21h deste sábado (21), a pista expressa da Marginal Pinheiros será interditada entre as pontes Transamérica e do Morumbi, no sentido Castelo Branco.

A Linha 9-Esmeralda da CPTM não será mais interrompida aos sábados à noite entre as estações Berrini e Santo Amaro enquanto houver obras na Estação Morumbi da Linha 17-Ouro do Metrô, com exceção do feriado de 12 de outubro, quando o trecho será interditado o dia todo. Com o avanço das obras, foi possível liberar uma das vias da CPTM para a circulação dos trens até o fim do horário comercial de sábado. A linha, entretanto, vai funcionar com maiores intervalos a partir das 21h.

A interdição ocorrerá aos domingos. Portanto, neste dia 22 o trecho entre as estações Santo Amaro e Berrini estará bloqueado. Os ônibus do Plano de Atendimento em Situações de Emergência (Paese) realizarão o trajeto alternativo.

A Linha 9 volta a funcionar normalmente às 4h de segunda-feira (23), enquanto a pista expressa da Marginal Pinheiros será liberada para o tráfego de veículos às 3h30 desse mesmo dia.

Os trabalhos são para o lançamento de peças metálicas e construção do mezanino de integração da futura Estação Morumbi da Linha 17, que ficará sobre os trilhos da linha da CPTM. Para isso, a pista expressa da Marginal será ocupada para que um guindaste auxilie no serviço.

As interdições voltarão a ocorrer em outros cinco fins de semana até 27 de outubro. Para minimizar o transtorno aos passageiros, serão disponibilizados gratuitamente ônibus do Paese, que vão fazer o percurso do trecho interrompido da CPTM aos domingos e no sábado do feriado de 12 de outubro. Além disso, há cartazes, banners e funcionários presentes nas principais estações da rede para orientar aos passageiros. Equipes da CET vão realizar o desvio de tráfego para a pista local da Marginal Pinheiros e orientarão os motoristas.

ALTERNATIVAS

Como alternativa, os passageiros poderão optar por seguir pelo sistema sobre trilhos, utilizando as linhas de metrô para voltar à Linha 9 ou seguir a viagem para outras regiões.

Sentido Osasco: para quem vai no sentido Osasco, a opção é descer na Estação Santo Amaro e utilizar as linhas 5-Lilás (até Chácara Klabin), 2-Verde (até Consolação/Paulista) e 4-Amarela, retornando à Linha 9 em Pinheiros

Sentido Grajaú: para quem vai no sentido Grajaú, a opção é descer na Estação Pinheiros e utilizar as linhas 4-Amarela (até Paulista/Consolação), 2-Verde (até Chácara Klabin) 5-Lilás, retornando à Linha 9 em Santo Amaro

PAESE

Os coletivos vão percorrer o trecho interditado em tempo estimado de 15 minutos no sentido Berrini e 25 minutos no sentido Santo Amaro, dependendo das condições do trânsito.

Para a utilização dos ônibus do Paese, os passageiros que já estão nas estações Santo Amaro (seja da Linha 9 ou da Linha 5) ou Berrini, deverão retirar uma senha na área paga, próximo aos bloqueios. A senha deve ser entregue pelo passageiro para retornar ao sistema sem ter que pagar novamente a passagem;

Já os passageiros que estiverem fora do sistema podem utilizar os ônibus do Paese gratuitamente, acessando as estações Santo Amaro ou Berrini com o pagamento da tarifa.

Santo Amaro – Embarque e desembarque: o acesso aos ônibus do Paese será na Avenida Padre José Maria, próximo ao acesso à estação. No mesmo local será feito o desembarque.

Berrini – Embarque e desembarque:  o embarque será na Avenida das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), sob a passarela da estação. O desembarque será na Avenida das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), esquina com a Rua Joel Carlos Borges.

CAMPO BELO

A CET vai interditar a Rua Demóstenes, entre as ruas Barão de Jaceguai e Antônio de Macedo Soares, no sábado (21) e domingo (22), sempre das 07h às 18h, para estacionamento de guindaste e içamento de materiais.

Alternativas

Sentido Aeroporto: entrar a Esquerda na Rua Barão de Jaceguai, seguir até a Rua Moraes de Barros, virar à direita, seguir até a Rua Antonio de Macedo Soares, virar à direita, seguindo até a Rua Demóstenes;

Sentido Marginal: entrar a Esquerda na Rua Antonio de Macedo Soares, seguir até a Rua Dr. Jesuino Maciel, virar à direita, seguir até a Rua Barão do Jaceguai, virar à direita, seguindo até a Rua Demóstenes.

O acesso aos moradores no trecho interditado da rua Demóstenes deverá permanecer liberado.

ITAIM BIBI

A CET também vai interditar a Rua João Cachoeira, entre a Avenida Nove de Julho e a Rua Pedroso Alvarenga, das 15h de sábado (21) às 10h de domingo (22), para estacionamento de guindaste e içamento de materiais.

Alternativas

• Acessar a Rua João Cachoeira pelo sentido inverso de circulação, conforme canalização e orientação, até Avenida Nove de Julho, virar à direita e seguir até a Rua Tapinás, virar à direita e seguir até a Rua Pedroso Alvarenga, virar à direita novamente, seguir pelo “sentido duplo de circulação operacional” no trecho entre a Rua Tapinás e a Rua João Cachoeira.

• Aos usuários que trafegam pela Avenida Nova de Julho, sentido centro, desejam acessar a Rua João Cachoeira, deverão fazer uso do mesmo desvio.

O acesso aos moradores no trecho interditado da Rua João Cachoeira deverá permanecer liberado junto à Rua Pedroso Alvarenga.


FALE COM A REDAÇÃO
Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.