Ricardo Nunes confirma extinção da SPTrans e anuncia agência responsável pelo transporte público

0
7
Foto: Suellen Secio via ônibus Brasil

A empresa SP Regula será responsável pelo gerenciamento da frota

O prefeito Ricardo Nunes anunciou nesta quarta-feira (27) que a SPTrans, autarquia responsável pelo gerenciamento do transporte coletivo na cidade de São Paulo, será extinta. O assunto já era especulado há alguns dias. A frota passará a ser gerenciada pela SP Regula, que já cuida dos contratos de concessão de lixo, iluminação pública e do serviço funerário municipal. Com o gerenciamento do transporte público, a agência concentra cerca de R$ 20 bilhões em contratos com as empresas conveniadas. 

A SPTrans atualmente conta com uma frota de cerca de 12 mil ônibus e movimenta cerca de R$ 12 bilhões de reais. O objetivo da mudança, segundo a gestão municipal, é modernizar a frota de ônibus e utilizar sistemas de inteligência artificial no controle dos terminais e no controle do tráfego dos ônibus pela capital. 

Após visita à SPTrans, Nunes confirmou a extinção da empresa. O prefeito questionou uma das funcionárias sobre o número de passageiros que usavam o transporte coletivo naquele momento, porém a empresa somente tinha dados referentes a uma semana atrás. O episódio teria convencido Nunes que a extinção da SPTrans era necessária.

Outras mudanças importantes ocorreram nas secretarias que administram o transporte coletivo e o trânsito na cidade. O atual secretário-executivo de Transporte e Mobilidade Urbana, Gilmar Pereira Miranda, foi nomeado para o cargo de secretário de Mobilidade e Trânsito na segunda-feira (18). Desta forma, Gilmar fica responsável pelo trânsito da cidade, através da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), e também pelo transporte coletivo pela SPTrans.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.