Reta final: obra da Linha 17-Ouro atinge 95% de conclusão e se aproxima da abertura

0
31
Crédito: Divulgação/Governo de SP

Veja como estão as obras da linha que vai ligar o aeroporto de Congonhas à rede sobre trilhos

A implantação da Linha 17-Ouro chegou à reta final com 95% de conclusão das obras civis e os trabalhos concentrados no acabamento das oito estações para a abertura da linha em março deste ano.

A obra da Linha 17 foi retomada nos últimos anos e agora a instalação de placas de comunicação visual e sinalização, de equipamentos de acessibilidade e controle de acesso (catracas), além de paisagismo nas áreas externas são as atividades mais vistas no canteiro das estações que ocupam toda a Avenida Roberto Marinho, parte da Washington Luís e Marginal Pinheiros.

As estações Morumbi, Vereador José Diniz, Aeroporto de Congonhas e Campo Belo estão com 99%, 99%, 97% e 98% de avanço das obras, respectivamente. Todas essas e as demais quatro estações também já contam com escadas rolantes e elevadores.

Paralelamente à obra, há os trabalhos para a disponibilização dos trens, instalação e comissionamento (testes e obtenção dos certificados de segurança), que são feitos para garantir o início da operação no primeiro trimestre. Ao todo, oito dos 14 trens da linha já chegaram ao Pátio Água Espraiada.

A Linha 17 será responsável por conectar o aeroporto de Congonhas – com um túnel de ligação direta sob a avenida Washington Luís – às linhas 9-Esmeralda e 5-Lilás, oferecendo também mais praticidade e rapidez para milhares de passageiros que circulam diariamente pela região sul de São Paulo.

A linha também facilitará o acesso a regiões como Pinheiros, Santo Amaro, Moema, Osasco, além da avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, fortalecendo também a mobilidade entre importantes polos geradores de empregos.

Quando pronta em seu trecho prioritário, do Aeroporto de Congonhas ao Morumbi, a linha terá 6,7 km de extensão com oito estações, um pátio de manutenção, 14 trens e previsão de transportar quase 100 mil pessoas por dia.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.