Remédio na Hora: saiba como funciona a ferramenta

0
2
Créditos: Divulgação/Prefeitura

Funcionalidade, que integra os serviços do aplicativo e-saúdeSP, permite saber em quais farmácias da rede municipal os medicamentos estão disponíveis

Em fevereiro de 2024, a Secretaria Municipal da Saúde lançou uma nova funcionalidade do aplicativo e-SaúdeSP, o “Remédio na Hora”. Trata-se de uma ferramenta digital desenvolvida para auxiliar a população a encontrar em quais farmácias das unidades da rede municipal de saúde se encontram os medicamentos por ela buscados. A funcionalidade mostra se o produto está disponível e em qual farmácia da unidade de saúde mais próxima ao endereço indicado pelo usuário.

O “Remédio na Hora” objetiva também ser um instrumento de apoio aos profissionais da rede na prestação de serviço à população.

O aplicativo e-saúdeSP foi lançado em 2020, durante a pandemia de Covid-19, como uma ferramenta para permitir que os paulistanos passassem por avaliação médica por videochamada, sem a necessidade de ir até as unidades de saúde. O desenvolvimento da ferramenta foi possível por meio de uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Com o tempo, o aplicativo foi aperfeiçoado e mentindo no sistema de saúde da capital. Hoje, o e-saúdeSP centraliza todas as informações dos usuários do SUS da capital e pode ser baixado na loja de aplicativos de smartphones. Está disponível para sistemas  Android ou IOS. A busca por medicamentos pode ser realizada sem a necessidade de cadastro no aplicativo.

Como utilizar o Remédio na Hora

O usuário deve permitir que o sistema reconheça sua localização automaticamente ou então inserir o nome da rua e o número no campo “Endereço”. A busca pelo medicamento é feita digitando o nome genérico ou denominação comum brasileira no campo “Medicamento”. É possível inserir até cinco itens por pesquisa.

Como resultado da busca, o sistema indica se o medicamento está disponível e em qual farmácia da unidade de saúde mais próxima ao endereço selecionado. Além disso, para alguns medicamentos, o sistema apresenta orientações quanto aos critérios de prescrição e dispensação específicos.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.