Regiões de maior desmatamento apresentam menor bem-estar da população

0
197
Créditos: Freepik

Melissa Wilm, coordenadora do IPS na Amazônia Brasileira, explica a relação e a métrica utilizada para a conclusão

Pesquisadores do Índice de Progresso Social (IPS) na Amazônia Brasileira divulgaram na última edição (2023) que áreas com maior desmatamento apresentaram piores indicadores sociais. Melissa Wilm, Coordenadora do Índice de Progresso Social Brasil 2024, e coautora do IPS Amazônia 2023 explica a pesquisa.

Índice de Progresso Social é uma métrica de bem-estar da população, semelhante ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). No entanto, IPS surge para avaliar de maneira mais ampla a situação de um determinado povo, levando em consideração três dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos para o Bem-estar e Oportunidades.

A pesquisadora explica alguns motivos que fazem as zonas de maior desmatamento desempenharem pior no IPS: “O desmatamento afeta a disponibilidade de recursos naturais essenciais, como água limpa, e contribuem diretamente para as condições de saúde da população. A economia que gira em torno do desmatamento gera um ciclo de degradação ambiental e baixo desenvolvimento”, explica a coordenadora.

Por J. Perossi para o Jornal da USP


 SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.