Brasil está vivendo pior seca dos últimos 91 anos
Tanto o sistema Cantareira, quanto a represa Guarapiranga, estão em alerta para os níveis de água que estão em níveis baixos e preocupantes. Moradores de todas as regiões da capital relatam que a água está sendo desligada mais cedo, chegando a faltar água nas torneiras. A Sabesp confirmou que está reduzindo a pressão de água nas residências. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente (Sintaema), não se trata mais da redução de pressão que sempre ocorre durante a noite e madrugada, mas sim de um racionamento.
A pesquisadora C. Coelho, 27 anos, moradora do Campo Belo, afirma que nesta semana, a água que passava a ser reduzida das 23h às 5h, passou a ser cortada das 22h na terça-feira (21) e 21h30 na quarta-feira (22), voltando também, geralmente, às 5h. “No ano passado, tínhamos que comprar garrafas d’água para ter em situações como essas, porque já estava bem comum. Vamos ter que voltar a fazer isso agora provavelmente (o que é um absurdo porque é mais um gasto e está tudo caro e os salários baixos). E é muito louco porque estou em um bairro nobre!”, conta.
O alerta de emergência hídrica emitido em maio deste ano por um conjunto de órgãos do governo federal informou que, na capital, o volume de chuvas durante o inverno foi 56% menor do que a média histórica.
De acordo com o presidente da Sintaema, José Antônio Faggian, a perspectiva de fim da estiagem é ruim, pois mesmo quando há chuva, ela não irá recuperar o nível dos reservatórios tão cedo.
A Sabesp informa que “A prática de gestão de pressão é a mesma recomentada internacionalmente, ou seja, com a pressão reduzida quando há menos consumo, e reajustada quando o consumo aumenta. […] a operação do sistema é dinâmica e situações pontuais podem gerar alteração no abastecimento e na gestão da pressão na rede, monitorada e avaliada diariamente pela Sabesp. Assim sendo, considerando situações pontuais, estão válidas as informações do site sobre os horários previstos da gestão da pressão.
A Companhia está à disposição pelos canais de atendimento ao cliente, telefones 195 e 0800 055 0195 (ligação gratuita) e pela Agência Virtual no site”.
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