Levantamento indica que mulheres totalizam 61% das internações. Cirurgia de catarata reduz o risco em 40%. Entenda
Quedas entre idosos podem causar invalidez, sendo uma questão de saúde pública. Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier um levantamento do hospital no Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do Ministério da Saúde aponta que, de janeiro a agosto deste ano, o número de hospitalizações de idosos por queda foi de 117.360, ou 20 internações por hora. Muitas dessas quedas resultam em invalidez.
A pesquisa também mostra que as mulheres correm mais risco, com 72 mil internações, representando 61% do total. Queiroz Neto explica que isso ocorre devido a problemas de visão mais frequentes e ao diabetes, que podem interferir no equilíbrio. A população feminina também tem maior predisposição à osteoporose, tornando as quedas mais perigosas.
Queiroz Neto ressalta que apenas 20% dos que sofrem quedas precisam de internação; a maioria recebe tratamento ambulatorial. A catarata é a doença ocular que mais contribui para quedas a partir dos 60 anos. A boa notícia é que a cirurgia de catarata reduz em 40% as quedas. No entanto, muitos pacientes buscam tratamento apenas após um acidente.
Para mitigar o sofrimento dos idosos, o hospital firmou uma parceria com a prefeitura e ampliou em 570 o número de cirurgias de catarata realizadas pela Fundação Dr. João Penido Burnier, com procedimentos aos sábados, conforme a fila do SUS.
A catarata resulta da aglomeração de proteínas no cristalino, que se torna opaco. As alterações na visão podem passar despercebidas, mas requerem acompanhamento médico. Aos 60 anos, a pupila diminui, e ambientes precisam ser mais iluminados para enxergar como aos 20.
Os principais sintomas que indicam a necessidade de cirurgia incluem troca frequente de óculos, dificuldade em enxergar com pouca luz e visão embaçada. O diagnóstico é feito durante um exame de rotina e o preparatório inclui exames biométricos.
A cirurgia de catarata é indolor. O olho é anestesiado com colírio, e uma pequena incisão é feita para aspirar a catarata. A lente escolhida é inserida no olho, e a alta é no mesmo dia. A visão é o mais dominante de nossos sentidos e merece cuidado.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br