Projeto doa computadores restaurados para instituições de ensino de comunidades carentes

0
188

Computers for All visa contribuir para redução da barreira digital entre a população mais vulnerável e do descarte de resíduos sólidos

Montar e consertar computadores sempre foi um hobby para o estudante Lucas Hong, da The British College Brazil, na unidade Chácara Flora, em São Paulo. Movido por essa paixão pela tecnologia, o jovem de 17 anos e outros amigos do colégio criaram a Computers for All (CFA), ou Computadores para Todos, projeto de responsabilidade social que transforma hardwares usados em novos, para serem doados às instituições e entidades de educação e profissionalização da população mais vulnerável.

O CFA foi fundado em março de 2021 com a missão de diminuir o abismo digital, proporcionando às comunidades mais carentes acesso à internet para estudo e capacitação, além de promover a sustentabilidade ao diminuir o descarte de resíduos sólidos no meio ambiente. O projeto, que começou com um grupo de quatro alunos, hoje conta com mais de 10 voluntários do final do ensino médio.

Em um pouco mais de três anos de atividade, a Computers for All já restaurou mais de 90 terminais usados, entre desktops e laptops, fornecidos por empresas, alunos e empresários. De acordo com Lucas, que coordena o projeto, por enquanto os computadores reformados estão sendo destinados às entidades assistenciais, da capital e Grande São Paulo, que têm a educação como elemento transformador da sociedade e atendem as comunidades carentes que não dispõem de recursos para ter acesso à tecnologia.

Assim, parte dos computadores recuperados foi destinada à Instituição Assistencial Mei Mei, organização da sociedade civil sem fins lucrativos (OSG), de São Bernardo do Campo, que atende mais de 350 crianças. Outra entidade beneficiada pela CFA foi a Ser Especial – Associação Assistencial de Integração ao Trabalho, que promove inclusão de profissionais com e sem deficiência ao mercado de trabalho através da capacitação. Na associação, sediada na capital paulista, além de doação de computadores, a CFA oferece treinamento de conhecimentos básicos de informática, para formular um currículo e navegação na Web.

Diante da importância da iniciativa, Lucas imagina deixar esse legado para que a The British College mantenha o projeto com a participação dos alunos das próximas gerações, além de expandir. Os interessados em doar computadores ou indicar entidades que precisam de equipamentos podem entrar em contato pela página no Instagram/@computers .forall .


 SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.