Projeto COP 30 Mananciais forma 67 educadores e mobiliza mais de 29 mil estudantes na região sul de São Paulo

0
23
Celebração da formatura de 67 educadores no Projeto COP 30 Mananciais

Iniciativa pioneira levou debate climático às escolas estaduais, promoveu ações práticas e reforçou a pauta ambiental no Currículo Paulista

A primeira edição do Projeto COP 30 Mananciais foi concluída na última quarta-feira (03), celebrando a formação de 67 educadores da rede estadual em conteúdos de mitigação e adaptação climática, totalmente alinhados às discussões internacionais da COP 2025. A iniciativa inédita fortalece a presença da pauta ambiental no Currículo Paulista, integrando o PlanClima a metodologias ativas que aproximam os temas globais da realidade escolar.

Realizado pela ADE SAMPA, em parceria com RECIKLA, PW Tech, DER – Sul 3 e SECLIMA, o projeto teve foco nas escolas localizadas nos Mananciais Paulistanos, território de grande relevância ambiental e área de atuação direta do DER – Sul 3. A formação culminou na implementação de “mini COPs” regionais em todas as 67 escolas participantes, mobilizando mais de 29 mil estudantes em debates, pesquisas, ações socioambientais e propostas inspiradas nas conferências climáticas da ONU.

Além da mobilização pedagógica, o projeto também promoveu transformações concretas no território. Entre as ações, destacam-se o plantio de 5 mil árvores na região do Grajaú e a instalação de um potabilizador de água na Escola Estadual Hermínio Sacchetta, beneficiando mais de 800 alunos da Chácara Santo Amaro com acesso a água tratada.

Para Renan Vieira, Diretor-Presidente da ADE SAMPA, a formação dos educadores representa um marco para a valorização do território. “Garantir a capacitação dos educadores para fomentar a Educação Ambiental na área de mananciais é fundamental para um território tão rico, com potencial para turismo rural, produção agrícola, esportes náuticos e geração de água. Nada disso seria possível sem o apoio e parceria da Eunice Domingos, nossa grande aliada de longa data”, destacou.

O secretário Rodrigo Goulart também ressaltou a atuação conjunta entre diferentes esferas governamentais e iniciativa privada. “A gestão do prefeito Ricardo Nunes trabalha de forma integrada para garantir avanços na cidade. São muitas ações desde a vereança e, agora, ainda mais à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, fortalecendo nossa região”, afirmou.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.